Os Benefícios das Atividades Físicas

Você sabia que pessoas que praticam atividades físicas, regularmente, estão menos vulneráveis a doenças virais como gripes e resfriados? É verdade! Não são apenas os alimentos que contribuem para o fortalecimento das defesas naturais de nosso organismo – as atividades físicas também ativam o sistema imunológico.

Isso acontece, através da vascularização que é o estímulo de pequenos vasos sanguíneos nos músculos, por meio de atividades físicas. O exercício induz o corpo a fornecer maior fluxo de oxigênio para o tecido muscular e remove as substâncias indesejáveis como o ácido láctico, contribuindo para uma eficiência maior durante as atividades. Além de combater dores musculares e lombares as famosas lombo mialgias.

Publicidade

Com o aumento do fluxo sanguíneo pelo corpo, o aumento do fluxo ao cérebro também aumenta (com atividades cardiovasculares) e, essa alta atividade cerebral garante um melhor desempenho mental – tanto durante quanto após a realização dos treinos. E, associar uma alimentação balanceada aos exercícios físicos pode prevenir doenças e retardar os efeitos do tempo sobre o corpo e a mente.

post-site3-660x408

Publicidade

 

Portanto quanto mais cedo as práticas de atividades físicas se iniciarem, melhor! Pois uma maior concentração de saúde biológica estará em reserva contribuindo para um envelhecimento mais saudável.

 

No entanto, se você não começou a prática de exercícios físicos ainda na infância, não se preocupe! Nunca é tarde para começar e os efeitos começarão a aparecer ainda que de forma tardia.

Saiba que as atividades físicas regulares promovem aumento da massa muscular, aumentam a densidade mineral óssea e estimulam a formação de novos neurônios diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças mentais como depressão, Alzheimer e Parkinson.

E não pára por aí! Fazer exercícios físicos libera neurotransmissores (serotonina e dopamina) que estimulam a sensação de prazer, possui ação analgésica aliviando as dores e reduz a ansiedade através de um sentimento de relaxamento e bem-estar.

3

Se as atividades físicas puderem ser realizadas ao ar livre, ainda melhor! Quando em contato com o sol há um ganho de vitamina D que estimula a liberações dos neurotransmissores, já citados, além de aumentar o cálcio e contribuir para o fortalecimento dos ossos.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.