Como Acabar com as Olheiras?

O que são olheiras?

As olheiras são marcas escurecidas de cor arroxeada que se formam ao redor dos olhos, deixando o tecido, no local, muito fino e transparente o que se permite visualizar os vasos sanguíneos através da pele. Com a dilatação surge um edema devido a saída dos glóbulos vermelhos do interior para o exterior. Ocorre então uma transformação química que formam pigmentos férricos tornando a região escurecida. Outra possibilidade para o surgimento das olheiras é a alta concentração de melanina na região dos olhos tornando o visual cansado e abatido.

As principais causas das olheiras vão desde o fator genético (principalmente pessoas que têm descendência com árabes, orientais e latinos), estados debilitados de saúde – devido a doenças prolongadas como alergias respiratórias, sinusites, rinites, gripes e resfriados dentre tantos outros que também podem ser propagadores de olheiras, como o estresses físico e mental, as dietas radicais, a idade avançada, pois com o passar do tempo a pele perde colágeno e fica mais fina e predisponente a olheiras e noites mal dormidas que também podem agravar o problema.

Publicidade

E você, sofre com olheiras? Saiba que existem vários produtos e truques para disfarçá-las, assim como os mais variados tipos de tratamentos.

Dicas úteis para disfarçar e prevenir as temidas olheiras:

  • Passe um corretivo específico para o seu tom de pele, existem corretivos doloridos com funções diferenciadas para cada cor.
  • Utilize truques de maquiagem com base e pó facial.
  • Durma o suficiente para que o organismo se recupere das atividades cansativas do dia e, consequentemente, não reflita isso em sua pele.
  • Todas as noites, antes de dormir, use um cosmético específico para a área dos olhos.
  • Uma boa hidratação auxilia a circulação local, aumenta a espessura da pele fazendo com que os vasos dessa área não fiquem tão aparentes e reflitam na coloração local.
  • Pratique exercícios físicos e adquira hábitos de alimentação saudável – saber comer é fundamental!
  • Aplique sachês de chá de camomila gelados, pois a camomila contém flavonoides –  uma substância clareadora, e o gelo age para a diminuição dos vasos sanguíneos  e melhora o aspecto local.
  • Evite a exposição ao sol – durante os horários de maior intensidade solar para que não haja um aumento de melanina abaixo dos olhos.

Agora, se você já tentou de tudo utilizando as dicas acima e os truques de maquiagem e, ainda assim, não conseguiu se livrar das olheiras saiba que, atualmente, já existem tratamentos e técnicas científicas para eliminá-las.

Publicidade

E, não importa as causas, o fato é que as consequências desse mal, realmente, acabam com a produção de qualquer mulher. Portanto, consulte um dermatologista.

Técnicas mais utilizadas no tratamento de olheiras:

  • Preenchimento para Olheiras Fundas:

Quando a cavidade do globo ocular é muito profunda, acontece um sombreamento natural que agrava o escurecimento da região. Para os casos em que a olheira é uma consequência da anatomia do olho, o preenchimento com ácido hialurônico é o mais indicado, pois a técnica aumentará volume da pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face.

  • Cirurgia para Retirada das Bolsas

As cirurgias para o tratamento e remoção das bolsas palpebrais são responsáveis por retirar os abaulamentos causados pelas bolsas, já que a pele fica mais lisa e com menos zonas de sombreamento, suavizando as olheiras.

  • Drenagem Linfática para Eliminar as Bolsas

Uma drenagem linfática bem localizada na área dos olhos aumenta a microcirculação da região eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas.

  • Laser

O laser é um tratamento muito simples e eficaz e, por isso, é muito recomendado por dermatologistas, pois pode ser realizado em qualquer tipo de pele. Consiste na aplicação local de laser de luz pulsada, para clarear a pele e diminuir os vasos sanguíneos. O aparelho também estimula o aumento de colágeno. A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e, por consequência, também contribui muito para melhorar o aspecto geral do rosto. Para um bom resultado recomenda-se no mínimo 6 sessões, mas o nível de clareamento depende muito do tipo de pele e mancha.

  • Luz Pulsada

É indicado para o rejuvenescimento da pele, remoção definitiva de pelos, manchas e olheiras. A fototerapia é um tratamento com luz pulsada que ajuda a ativar a circulação sanguínea que está estagnada na região da pálpebra. A melhor época para utilizar essa técnica é durante o início do outono até o final do inverno, pois as temperaturas são mais amenas diminuindo os riscos de queimaduras.

  • Peeling para Clarear as Olheiras Escuras

O peeling também ajuda no combate às olheiras, principalmente aquelas com excesso de pigmento e coloração amarronzada. Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico – feito semanalmente ou quinzenalmente durante uma média de 10 sessões, pois o tempo de melhora da pele também depende de uma resposta individual ao tratamento.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.