As Atividades Físicas e a Saúde

Os exercícios físicos e os esportes caminham de mãos dadas com a saúde e ajudam a fortalecer o aspecto biológico, social e psicológico de qualquer pessoa. E, como consequência dessa mudança comportamental,  por um sedentário, visando uma vida mais saudável, há uma redução considerável do nível de estresse e sedentarismo.

Ter um comportamento engajado na adoção da prática de exercícios nos fazem mais saudáveis e isso é muito importante para a diminuição do percentual crescente de sedentarismo dentro do contexto atual populacional.

Publicidade

De-olho-noIMCGIFAs diferentes modalidades de exercícios trazem diversos benefícios para o corpo e mente e, a escolha da atividade que melhor se adapta ao seu estilo é fundamental, por isso, o ideal é escolher a atividade conforme o seu objetivo: emagrecer, turbinar o condicionamento, etc.

Talvez você já tenha tentado realizar uma certa modalidade de exercício e após alguns meses, a atividade escolhida se tornou rotineira e cedeu lugar à preguiça e falta de motivação. Isso aconteceu porque a atividade escolhida não tinha coesão com o seu propósito – resumindo, ela não combinava com você!

A escolha do exercício físico deve levar em conta alguns fatores para uma melhor escolha:

Publicidade
  • Gostar da modalidade escolhida – o benefício somente se consegue com a prática regular e, a continuidade é imprescindível, por isso gostar e sentir prazer ao praticar os exercícios é fundamental para se realizar bem e regularmente a atividade.
  • Habilidade – atividades mais exigentes dependem de habilidades adquiridas anteriormente. Portanto, deve haver um condicionamento gradual para praticá-las.
  • Predisposição a lesões – algumas atividades podem aumentar o risco de lesões em pessoas com predisposição.
  • Outra coisa a se analisar é o seu perfil – você é sociável, competitivo, pensativo, romântico ou gosta da sensação de liberdade?

Existem muitos fatores para analisar qual a melhor modalidade na qual você se encaixa. Veja alguns exemplos:

Ciclismo:

O ciclismo é indicado para todas as faixas etárias e biótipos. É excelente para quem gosta da sensação de liberdade pois é praticado ao ar livre. Não depende de outra pessoa e nem de horário pré-fixado para ser realizado. A única exigência é a força na musculatura da perna para pedalar.

Natação:

A natação também é permitida para qualquer pessoa. No entanto, é mais específica para pessoas que não gostam de atividades em grupo e preferem a privacidade e, principalmente, para quem adora estar na água.

Tênis:

Exige resistência física (força nos braços e pernas). Também é necessário ser sociável, pois exige um parceiro de treino e em consequência dessa parceria exige também a adequação de uma agenda com os demais jogadores. Para pessoas com espírito competitivo.

Artes Marciais:

Exigem concentração e determinação. O espírito de competição faz a diferença para se praticar cada vez mais a modalidade. As aulas são hiperativas e a cada aula surge algo novo para se aprender.

Todo exercício é benéfico para a saúde e garante benefícios para toda a vida.

Publicidade

Um comentário sobre “As Atividades Físicas e a Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.