Higiene Bucal

Higiene Bucal

Para se adquirir um sorriso bonito e saudável, com dentes brancos e brilhantes – como as atrizes de cinema e televisão, é necessário uma rotina constante de higiene bucal.

Todos nós queremos um hálito puro e uma aparência perfeita, por isso, a escovação deve começar desde bebê, já nos primeiros meses de vida.

Publicidade

Sabemos que escovar os dentes de uma criança não é tarefa fácil e exige muita paciência, pois durante o processo de escovação, a criança não quer abrir a boca, morde a escova ou engolir o creme dental, isso, dentre outras tantas coisas que ela é capaz de fazer nessa hora! rsrsrs

Mas, por mais trabalhosa que essa tarefa seja, é necessário investir nela! Com o tempo e muita criatividade a dificuldade vai minimizar e se transformar em festa, pois todo mundo pode se divertir na hora de escovar os dentes e ir para a frente de um espelho.

Pode-se, por exemplo, fazer brincadeiras do tipo:
  • contar até 10 em voz alta para determinar o tempo de escovação de cada parte da boca.
  • Fazer ‘troca de funções’ também é muito legal!
  • Permitir que seu filho escove os seus dentes e, depois, escove os dele.

Brincadeiras não faltam para estimular a escovação dos dentes em uma criança, então, seja criativo!

Sabendo Escolher

Segundo especialistas odontológicos, os pais devem escolher tanto a escova quanto o creme dental específicos para crianças – já existe no mercado cremes dentais com sabor de frutas.

Também recomendam que a quantidade de creme dental usada, para as crianças menores seja mínima – a referência é um grão de arroz.

Já, a partir dos 6 anos, a quantidade pode aumentar para o tamanho de um grão de feijão.  Veja as imagens abaixo:

Quantidade-pasta-bebes

No bebê é imprescindível fazer a limpeza no cordão gengival, porque ficam resíduos de leite na boca – é fundamental que desde cedo o bebê se costume com o processo de higienização bucal para evitar problemas futuros com cáries e infecções.

Publicidade

Em relação ao fio dental, este deve ser introduzido quando a criança já tiver dentes de leite.

Se você não sabe ou tem medo de machucar a gengiva de bebê, converse com o pediatra para que possa orientar sobre o procedimento.

higiene_bucal_bebe-710x400

A escovação pode ser feita em família e uma dica é que os pais devem dar o exemplo para que o hábito de escovar os dentes seja criado.

Não adianta apenas dizer: “Fulano, vai escovar os dentes”. Porque os filhos seguem o exemplo dos pais e não os conselhos.

A criança aprende conforme cresce e, de forma consciente ou não, o seu filho irá sempre imitar as suas ações, as suas condutas – pois você é um espelho para ele.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia.”
– Madre Teresa de Calcutá

loe-escovacao-768x512

Escolhendo a sua escova

A mais bonita nem sempre é a melhor escova. Preste atenção na textura e na qualidade das cerdas.

As mais macias são ideais pois não machucam a gengiva ou desgastam o esmalte dos dentes. E a cabeça deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais difíceis, como a parte de trás dos últimos dentes.

 

Dica: Escovar os dentes diversas vezes ao dia pode desgastar o esmalte dentário. O mais importante é a qualidade da escovação. Portanto, fazer uma boa e correta higiene bucal três vezes ao dia é o suficiente para se adquirir dentes brancos, bonitos e saudáveis.

E, nunca esqueça que a saúde começa na boca!

 

Publicidade

4 comentários sobre “Higiene Bucal

Os comentários estão desativados.