Inchaço e Retenção de Líquidos? Acabe com Eles!

Acabe com o inchaço e a retenção de líquidos

O inchaço e retenção de líquidos acontecem devido ao acúmulo de água nas células e a consequência é o inchaço em várias partes do corpo.

Os pés, tornozelos, braços, pernas, região abdominal e rosto sofrem com o aumento de medidas – a solução é ingerir mais líquidos e fazer mais xixi.

Publicidade

Para isto, aposte nos diuréticos naturais que podem resolver o problema da retenção e do inchaço corporal.

Alguns alimentos como frutas e ervas são aliados da dieta auxiliadora para a retenção – tratam de forma natural e, ainda, promovem ganhos para a saúde como o controle da pressão.

Portanto, na hora de preparar sua refeição diária aposte em alimentos que ajudem a reduzir a retenção e o inchaço:

  • agrião, salsinha, salsão, espinafre, pepino, cenoura, alcachofra, aspargo, berinjela, tomate, beterraba, cebola e alho.

Algumas frutas têm papel diurético – saiba quais são as inimigas número um do inchaço. Coma frutas ou prepare um suco natural sem açúcar.

  • maçã, laranja, melancia, abacaxi, melão, pera, mirtilo e limão.

Os chás também ajudam a reduzir a retenção de líquido e o inchaço, além de ser uma bebida que oferece vários benefícios para a saúde.

  • Dente de leão, chá verde e chá de cavalinha são os principais chás diuréticos que facilitam a eliminação de líquido e acabam com o inchaço.

Prevenção Para o Inchaço e Retenção de Líquidos

Como prevenção evite ingerir, de forma excessiva, alimentos ricos em sódio, açúcares, conservantes, refrigerantes e embutidos.

Publicidade

Os fast food e carboidratos simples não são proibidos – é importante frisar que o problema não está nesses alimentos, mas na quantidade em que eles são consumidos.

A ingestão inadequada da quantidade de proteínas e sais são alguns dos fatores que podem ocasionar essa disfunção.

Portanto, dê preferência a alimentos frescos como verduras, frutas, legumes, leguminosas e oleaginosas e deixe os outros alimentos apenas para festinhas ou finais de semana.

Porém, se você já está apresentando retenção e inchaço corporal, elimine-os imediatamente!

Além disso beber bastante água, durante o dia, é imprescindível, uma vez que combate o inchaço e a retenção de líquidos,

A falta de água é uma das principais causas da desidratação da retenção, portanto, quanto mais água você ingerir, maior o número de toxinas eliminados através da urina.

Dessa forma a água é a maior aliada no combate aos problemas renais e, consequentemente, contribui ativamente para a diminuição do inchaço.

Caso siga todas essas dicas e ainda assim continue a ter problema de retenção de líquidos, consulte um especialista para avaliação e resolução do problema.

 

Dica: Lembre-se que os alimentos são adjuvantes e preventivos no combate a doenças e, caso você esteja tomando medicamentos, jamais interrompa o tratamento. Converse com o seu médico.

Publicidade