Caxumba

A Caxumba ou Parotidite é uma doença infecto contagiosa causada por vírus e transmitida por gotículas de saliva de pessoas contaminadas. O vírus da Caxumba penetra no organismo através das vias respiratórias e se aloja nas duas parótidas (glândulas localizadas na região da face cuja função é secretar conteúdo salivar afim de facilitar a mastigação e a deglutição e também de iniciar a digestão do alimento), provocando dor e inchaço na parte anterior da orelha – em um ou ambos os lados causando dificuldades para abrir a boca, mastigar e ou engolir.

A virose é mais comum em crianças que em adultos. As complicações da doença ocorrem raramente e, geralmente acontecem, quando a pessoa se contamina na vida adulta. Podem ocorrer complicações em outros órgãos do corpo, principalmente nos ovários femininos e nos órgãos sexuais masculinos, acarretando em esterilidade, além de meningite viral.

Não existe tratamento específico para a caxumba, e embora exista uma vacina, a proteção não é vitalícia, sendo preferível que a imunidade permanente aconteça através da infecção adquirida na infância.

A Caxumba é uma doença de cura espontânea – após uma ou duas semanas o inchaço começa a diminuir. O doente deve ficar em repouso, com alimentação líquida e pastosa. Se houver necessidade pode-se utilizar analgésicos e antitérmicos.  É conveniente que a pessoa afetada pela Caxumba mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes regularmente e fazendo bochechos com antissépticos.

Transmissão da Caxumba

A Caxumba é contagiosa desde os dois primeiros dias antes de aparecer o inchaço no rosto até o dia de seu desaparecimento.  O vírus transmissor da Parotidite é contraído pelas vias aéreas, mais precisamente através das gotículas do espirro ou tosse de pessoas contaminadas.

As gestantes devem evitar o contato próximo com indivíduos contaminadas, pelo vírus – não beijar e não compartilhar utensílios como pratos, copos e talheres, pois o contágio pode levar ao aborto espontâneo. É importante que as gestantes estejam em dia com a vacinação.

Sintomas

  • Dores constantes no rosto e na cabeça
  • Perda de apetite
  • Inchaço no rosto entre orelha e queixo
  • Febre alta a partir de 38 graus
  • Sensação de boca seca

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da doença é realizado por meio da observação dos sintomas e o tratamento de forma a aliviar os respectivos sintomas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Caxumba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.