Quem é que não gosta de comer, ter saúde e não engordar? Afinal, ninguém pode negar que comer é muito bom!

Além disso a alimentação tem um papel muito importante na saúde o que é essencial para se obter uma vida saudável responsável pela longevidade.

Por isso, a alimentação é a melhor e mais eficaz ferramenta para a prevenção de doenças e, o mais importante não é a quantidade de alimentos consumidos, mas os nutrientes presentes em cada um deles.

Entretanto, é necessário um cuidado aliado à prática regular de atividade física para a manutenção de sua saúde.

Nesse sentido, a proposta é propor uma reflexão sobre quais alimentos você deve ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação equilibrada.

Quem é que Não Gosta de Comer, Ter Saúde e Não Engordar?

192_original.jpg

Você Realmente Sabe o que Está Comendo?

Porque, além do sabor, os nutrientes necessários para a manutenção da saúde estão divididos em categorias como: carboidratos, gorduras, proteínas ou outros elementos construtores, como os aminoácidos e vitaminas.

Os compostos químicos incluem os minerais e a água, mas o organismo não é capaz de sintetizar alguns nutrientes, daí a necessidade de suplementos alimentares.

A necessidade da quantidade de nutrientes – grande ou pequena, se classificam em macro nutrientes e micronutrientes, respectivamente.

Macro Nutrientes

As gorduras, carboidratos e proteínas se classificam em macro nutrientes e são os mais necessários, por isso a necessidade da inclusão na alimentação diária.

As proteínas são muito importantes para a construção dos tecidos, inclusive dos músculos, da pele, dos órgãos e das partes do sistema imunológico.

E, se consumidas em grandes quantidades, se convertem em gordura pelo organismo. Por isso, nada de excessos!

Os carboidratos se apresentam na forma de açúcares, fibras e amido – em excesso também se convertem em gorduras, responsáveis pelas membranas que envolvem todas as células do corpo.

Por isso, tanto as proteínas quanto as gorduras extras produzem energia para o corpo mas, em caso de sedentarismo, se armazena em forma de gordura corporal.

Micro Nutrientes

Os micro nutrientes incluem várias vitaminas que se dividem em solúveis em água e solúveis em gordura.

E, dependendo do meio no qual eles se dissolvem também em minerais que devem ser incluídos numa alimentação saudável.

As vitaminas solúveis em água incluem a vitamina C e as vitaminas do  complexo B e, todas elas possuem uma variedade de funções essenciais para a saúde.

As vitaminas solúveis em gordura incluem a A, a D, a E e a K. Os tipos A e E são absorvidas unicamente através dos alimentos ingeridos, enquanto a D e a K pelo próprio organismo.

É extremamente difícil obter quantidades massivas destas vitaminas através dos alimentos, mas no caso de excesso de suplementos o corpo pode apresentar níveis de toxicidade e graves problemas de saúde.

Os minerais incluem fósforo, ferro, potássio magnésio, cálcio, sódio e o zinco. São responsáveis pela saúde dental, do sistema muscular e do equilíbrio hídrico do corpo.

Embora a alimentação saudável rica em fruta, oleaginosas, leguminosas, carne, peixe e lácteos seja uma excelente forma de garantir a ingestão de todos os micronutrientes que precisamos, algumas pessoas podem necessitar da ajuda de suplementos.

Dica: Não tome suplementos alimentares sem indicação médica e utilize conforme sua prescrição!

Quem é que Não Gosta de Comer, Ter Saúde e Não Engordar?

A Pirâmide Alimentar é um instrumento de forma gráfica cujo objetivo é orientar como se obter uma alimentação saudável.

É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária. Para uma população saudável, recomendado a partir de 2 anos de idade.

Porções recomendadas para cada grupo nutricional:

piramide alimentar

 

Nota: Em média, a maioria das pessoas necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.

E lebre-se que comer de tudo é muito bom, mas o fundamental é uma alimentação equilibrada, coma um um pouco de tudo, mas não tudo! rsrsrs