Quem é que Não Gosta de Comer, Ter Saúde e Não Engordar?

Ninguém pode negar que comer é muito bom e, além do prazer a alimentação tem um papel muito importante na saúde o que é essencial para se obter uma vida saudável responsável pela longevidade.

Além disso é a melhor e mais eficaz ferramenta para a prevenção de doenças e, o mais importante não é a quantidade de alimentos consumidos, mas os nutrientes presentes em cada um.

Publicidade

Entretanto, é necessário um cuidado aliado à prática regular de atividade física para a manutenção de sua saúde.

Nesse sentido, a proposta é propor uma reflexão sobre quais alimentos você deve ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação equilibrada.

Você realmente sabe o que está comendo?

192_original.jpg

Porque além do sabor, os nutrientes necessários para a manutenção da saúde estão divididos em categorias como: carboidratos, gorduras, proteínas ou outros elementos construtores, como os aminoácidos e vitaminas.

Os compostos químicos incluem os minerais e a água. Alguns nutrientes não são sintetizados pelo organismo e devem ser obtidos por fontes externas como suplementos alimentares.

Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados “macro nutrientes” e os necessários em pequenas quantidades “micronutrientes.

Saiba quais são essas substâncias e seus principais benefícios à saúde.

Os macro nutrientes são os mais necessários e são classificados por carboidratos, gorduras e proteínas.

Todos eles são de extrema importância para a sua saúde e devem ser incluídos na alimentação diária.

As proteínas são muito importantes para a construção dos tecidos do corpo, inclusive dos músculos, da pele, dos órgãos e também das partes do sistema imunológico.

E, se consumidas em grandes quantidades são convertidas pelo organismo em gordura. Logo, nada de excessos!

Os carboidratos estão presentes nos açúcares, nas fibras e no amido – em excesso também são convertidos em gorduras responsáveis pelas membranas que envolvem todas as células do corpo.

Publicidade

E, assim como as proteínas, a gordura extra é utilizada pelo corpo para a produção de energia e, em casos de sedentarismo são armazenadas em forma de gordura corporal.

Já os micro nutrientes incluem várias vitaminas que são divididas em solúveis em água e solúveis em gordura e, dependendo do meio no qual eles se dissolvem também em minerais que devem ser incluídos numa alimentação saudável.

As vitaminas solúveis em água incluem a vitamina C e as vitaminas do  complexo B e, todas elas possuem uma variedade de funções essenciais para a saúde.

As vitaminas solúveis em gordura incluem a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e E são absorvidas unicamente através dos alimentos ingeridos, enquanto que as vitaminas D e K podem se sintetizadas pelo próprio organismo.

É extremamente difícil obter quantidades massivas destas vitaminas através dos alimentos, mas no caso de excesso de suplementos o corpo pode apresentar níveis de toxicidade e graves problemas de saúde.

Os minerais incluem fósforo, ferro, potássio magnésio, cálcio, sódio e o zinco. São responsáveis pela saúde dental, do sistema muscular e do equilíbrio hídrico do corpo.

Embora a alimentação saudável rica em fruta, oleaginosas, leguminosas, carne, peixe e lácteos seja uma excelente forma de garantir a ingestão de todos os micronutrientes que precisamos, algumas pessoas podem necessitar da ajuda de suplementos.

Dica: o uso de suplementos alimentares devem ter ser indicados por médicos e utilizados conforme sua prescrição.

A Pirâmide Alimentar é um instrumento de forma gráfica cujo objetivo é orientar como se obter uma alimentação saudável.

É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária. Para uma população saudável, recomendado a partir de 2 anos de idade.

Porções recomendadas para cada grupo nutricional:

piramide alimentar

 

Nota: Em média, a maioria das pessoas necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.

E lebre-se que comer de tudo é bom, mas não comer tudo! (rsrsrs) O fundamental é poder manter uma alimentação equilibrada, comendo um um pouco de tudo!

Publicidade

5 comentários sobre “Quem é que Não Gosta de Comer, Ter Saúde e Não Engordar?

  1. Obrigada. Esteja conosco e sempre que possível escreveremos algo novo para vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.