A Saúde dos Pés e o Sapato Nosso de Cada Dia

A escolha de um sapato é muito importante para a saúde dos pés. Sabemos que é gratificante quando comprarmos um sapato estiloso e, por isso, algumas vezes passamos horas frente a vitrines para escolher o mais bonito. No entanto, não devemos esquecer de levar em consideração o conforto e a saúde de nossos pés.

A escolha de sapatos inadequados pode trazer sérias consequências para a nossa saúde, isso, porque ao passamos horas com calçados desconfortáveis – seja pelos saltos que podem ser muito altos e/ou apertados (que causam dores nas pernas e coluna, unhas encravadas, deformidade nos dedos como joanetes e ou calos nos pés), além do desconforto causam um mal-estar físico e também psicológico, pois nos deixa de mau humor o que reflete em nossa saúde de forma geral, pois ninguém consegue ficar de bom humor com dores nos pés. E, além disso, existem muitos relatos de fraturas causadas por quedas devido ao desequilíbrio por salto alto ou escorregões.

Publicidade

Então, o que pode ser feito para o alívio das dores e como escolher o melhor calçado na hora das compras?

A escolha do sapato:

  • Compre o calçado preferencialmente ao final do dia, pois nesse horário o seu pé estará com mais volume.
  • Evite comprar um calçado justo ou apertado imaginando que com o uso constante irá alargar.
  • Saiba que a partir de 3 cm de altura o salto aumenta a pressão plantar sobre os dedos deformando essas articulações e encurta a musculatura posterior da perna, aumenta a incidência de entorses e fraturas nos tornozelos e pés, pois aumenta o desequilíbrio e diminui a velocidade do passo, fazendo com que se utilize mais energia para percorrer uma determinada distância
  • Procure intercalar os tipos de saltos durante a semana, isso ajuda a distribuir o peso de maneira diferente no decorrer dos dias e assim o desconforto não ficará concentrado somente em determinada parte do corpo. Busque também por sapatos com tecidos confortáveis, os de couro são os mais indicados, pois são maleáveis e se adaptam ao formato dos pés.

Dicas para a saúde de seus pés:

1 – Hidrate-os

As células da superfície da pele absorvem a hidratação e ficam mais saudáveis. Mas, quando você deixa o pé ressecado abrem-se pequenas rachaduras que funcionam como porta de entrada para bactérias e fungos. Existem duas coisas importantes a observar na hora de comprar um bom hidratante. A princípio eles devem conter, preferencialmente, lanolina e vaselina para proporcionar uma boa hidratação.

Publicidade

2 – Observe-os ao final do dia

Se perceber que o sapato está deixando marcas em seus pés, talvez seja um sinal de alerta, indicando a necessidade de mudar de calçado.

3 – Opte pelo sapato mais flexível

Na hora de escolher um calçado opte por um de consistência maleável. Borracha e solados muito rígidos são problemas que prejudicam, principalmente, quem caminha muito. O movimento anatômico do sapato na hora de mover o pé é imprescindível.

4 – Para caminhadas use amortecedor

O sapato ideal para caminhadas possui amortecedor, logo, no momento de escolher observe esse detalhe, pois, quando você caminha o seu corpo recebe impacto.

5 – Ande mais descalço

Um bom hábito a ser preservado é andar descalço, pois preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis.

Caminar-descalzos-500x325Caminhar descalços nos oferece uma sensação de bem estar e muitos benefícios, mas se não familiarizados com esta prática, devemos começar pouco a pouco para não machucar os pés. E, ao contrário do que muitos pensam, andar descalço traz benefícios para a saúde, já que desse modo é possível exercitar e fortalecer todos os músculos plantar.

Antes dessa atividade, no entanto, quando não possuímos o hábito de pés descalços, é necessário realizarmos um aquecimento prévio para calmamente adquirirmos a sensação de liberdade ao caminharmos sem sapatos. Nos primeiros dias, o ideal é de quinze a vinte minutos.

A escolha do calçado não tem apenas relação com moda, mas com saúde. Então, utilize sempre sapatos confortáveis e se sinta mais seguro pensando sempre na saúde de seus pés. Existe um ditado popular que diz:

O sapato deve adaptar-se ao pé e não o pé ao sapato’’
Publicidade

Um comentário sobre “A Saúde dos Pés e o Sapato Nosso de Cada Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.