Alimentação – o combustível da vida

A alimentação é considerada o combustível da vida – se não nos alimentamos corretamente não temos disposição para realizar as atividades do dia a dia, por mais banias que possam aparentar. O estilo de vida que levamos e a sobrecarga de responsabilidades e atividades diárias nos fazem sentir cada dia mais cansados e sem energia e, como consequência surgem problemas como estresse, ansiedade e insônia. E, consequentemente, uma má alimentação contribui ainda mais para piorar a situação.

A alimentação fornece subsídios para a realização de tarefas através dos nutrientes que possui. Mas não adianta simplesmente comer. É necessário uma alimentação correta, balanceada que forneça os nutrientes necessário para o organismo funcionar perfeitamente. E o mais importante a se levar em conta na hora das refeições é a qualidade dos alimentos.

Publicidade

Uma alimentação saudável inclui carboidratos, proteínas e gorduras ao longo do dia. É importante evitar o excesso de doces, gorduras e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos são de difícil digestão e necessitam de muita energia para metabolizar e, por isso eles “roubam” a energia do organismo minando a nossa disposição.

o-que-comer-a-noite

No entanto, nada é proibido – a questão está na quantidade daquilo que ingerimos. Os excessos e restrições são prejudiciais em tudo e na alimentação não é diferente!

Uma alimentação saudável traz benefícios para o organismo de forma geral: fortalece o sistema imunológico prevenindo doenças, controla o peso corporal propiciando um maior rendimento nas tarefas do cotidiano, ativa a memória e a concentração, enfim…

Publicidade

Como manter uma alimentação saudável

É necessário um equilíbrio entre o consumo de frutas, cereais (inclusive os integrais), carnes, ovos, leite, verduras e legumes, além dos grãos. Outro quesito a se levar em conta é a diversidade, uma vez que não existe alimento completo que reúna todos os nutrientes essenciais requeridos para a manutenção do organismo.

Logo, o segredo de uma alimentação saudável está focada na diversidade de alimentos ofertados em quantidades adequadas. Uma boa alimentação não pode apenas saciar a fome, as refeições devem suprir as necessidades do organismo.

É claro que de vez em quando podemos nos render ao prazer de saborear uma pizza, um hambúrguer, um sorvete ou outro alimento que nos dê prazer. O desaconselhável é fazer desse tipo de alimentação uma constante, o que a longo prazo pode trazer sérios riscos à saúde, como por exemplo, a elevação do colesterol, dos triglicérides e da glicose.  Mudanças nos hábitos alimentares produzem saúde!

Veja algumas regrinhas fáceis de cumprir, no dia a dia, com uma alimentação equilibrada e nutritiva:

  • Coma ao menos duas frutas distintas, diariamente. As frutas devem ser incluídas no cardápio diário, pois é fundamental para dar energia.
  • Consuma mais legumes e verduras nas principais refeições (almoço e jantar).
  • Inclua proteínas como ovos, leites e queijos no café da manhã e/ou lanche da tarde.
  • Tenha em mente que o segredo está em variar os alimentos: alterne as frutas, os legumes e as verduras durante os dias da semana. Varie entre carnes, peixes e frango como as principais fontes de proteínas.
  • Diminua o sal dos alimentos. O sal serve apenas para dar sabor e pode facilmente ser substituído por temperos naturais como alho, cebola, pimenta, coentro, salsa etc. O alto consumo de sal provoca o aumento da pressão arterial que em índices elevados pode desencadear um derrame.
  • Evite o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras. Fuja dos alimentos processados como salsicha, linguiça, presunto e outros.
  • Nunca esqueça de ingerir, pelo menos, 2 litros de água diariamente! Os benefícios de uma alimentação saudável incluem energia, prevenção de doenças, crescimento e renovação de tecidos, melhoria do rendimento e concentração.
  • Invista um pouco de seu tempo para se alimentar de forma correta e se beneficiar do que uma alimentação balanceada pode trazer.

 

Dica: Pode-se comer de tudo, desde que, com moderação!

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.