O verão é uma estação maravilhosa – sol, dias mais longos, férias, mar, piscina, diversão. Mas infelizmente, nem tudo é perfeito! É durante o verão que eles… sim, os pernilongos aparecem.

E diante desses inconvenientes de plantão, ninguém consegue desfrutar da melhor estação do ano. Imagine ser obrigado a passar toda a noite afastando os mosquitos ao invés de se divertir – isso não é nada agradável e, pior, as consequências das picadas trazem o maior desconforto, isso quando não infeccionam!

Publicidade

Os pernilongos adoram passear e se alimentar de sangue e, claro –  durante o período do amanhecer ao pôr-do-sol, afinal, eles não são nada bobos, mas eles também adoram um lanchinho à noite!  E, basta que os dias fiquem mais quentes que já ouvimos aquele som desagradável de zunido em nossos ouvidos.

raquete eletrica

E a solução são o repelente, a raquetes elétrica e/ou o ventilador.

Publicidade

Felizmente, a maioria deles morrem no inverno, pois não suportam as baixas temperaturas. As fêmeas evitam voar nessa época para economizar energia e manter-se aquecidas e, por consequência, a produção de ovos é diminuída. O mesmo acontece ao mosquito macho que fica à espera de dias mais favoráveis. E é justamente por isso que os pernilongos aparecem mais no verão, pois as condições climáticas favorecem a procriação da espécie.

Os pernilongos agem como vampiros sedentos por sangue e escolhem suas vítimas pelo cheiro que elas emitem. O calor do corpo é um forte atrativo para eles e até mesmo a cor das roupas pode atraí-los. As pessoas que possuem um metabolismo mais acelerado são as maiores vítimas, isso porque eles rastreiam no ar substâncias como o ácido láctico e o CO2 , eliminados em maior quantidade, por essas pessoas.

E, uma vez em que os pernilongos são atraídos através de estímulos olfativos, um dos melhores meios para mantê-los afastados é alterar o odor da pele por meio de repelentes, sejam eles caseiros ou industrializados. No entanto, isso não é definitivo, apenas vai afastar o mosquito para longe de você por algum tempo, pois infelizmente, uma hora o mosquito vai sentir fome novamente e vai voltar!  Logo, o ideal não é repelir, mas exterminar e, para isso, nada melhor que os antigos inseticidas ou a prevenção.

Vamos dizer sim ao lazer, à diversão, à segurança, à saúde e à prevenção de doenças causadas por picadas de pernilongos – como a dengue e a febre amarela. A prevenção é a palavra de ordem! Você lembra do slogan “- Não deixe água parada em recipientes vazios?”  Esse é o lema!

Publicidade