Vida Ativa – Mente Saudável!

A expressão qualidade de vida é representada pelas condições de vida dos seres humanos e, engloba, além da saúde física e a mental, a saúde espiritual, o poder de aquisição, a educação, além do equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal – que são fundamentais.

E esse equilíbrio qualitativo pressupõe vários aspectos, que focados no bem-estar, através da dedicação do tempo para desempenhar atividades saudáveis, irão valorizar a saúde, mediante uma alimentação correta e balanceada, com relações sociais e familiares positivas e consistentes, satisfação profissional e diversas outras atividades que somadas influenciarão de forma satisfatória na saúde e no bem-estar.

Publicidade

Assim como realizar atividades físicas é de suma importância, exercitar o cérebro para garantir mais qualidade de vida também o é. Academias lotadas, gente malhando o tempo todo, a estética do corpo como principal preocupação pessoal é importante, mas não é tudo. Não importa o biótipo corporal de alguém – se gordo ou magro, pois não é apenas o fator físico que deve ser levado em consideração quando se pensa em qualidade de vida. O cérebro precisa e deve ser constantemente trabalhado. Manter a mente ativa é um dos caminhos para se viver bem e com qualidade de vida.

A prática de atividades físicas, sem excessos, e sob a orientação de um profissional, traz benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida em qualquer idade. Estar fisicamente ativo ajudar a prevenir muitas doenças.

idoso subindo escadaE, até mesmo as atividades moderadas são importantes, pois auxiliam a saúde de pessoas frágeis ou que possuem doenças causadas pelo envelhecimento. Ajudam a melhorar a resistência e torna mais fácil a execução de atividades cotidianas, como subir escadas e carregar objetos. Também ajuda a prevenir quedas e acelera a recuperação de lesões.

Entre as muitas recomendações para a aquisição de uma boa qualidade de vida, realizar exames de rotina é de grande importância. Homens e mulheres, a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check-up (exame rotineiro completo), através de uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento das funções do organismo.

E, ter a mente saudável também é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos da vida cotidiana, como família, trabalho e relações sociais. Manter o equilíbrio requer esforço e força de vontade. É preciso, por exemplo, conviver com as diferenças e, aceita-las. Viver a própria vida e aceitar as decisões e diferenças da outra pessoa é algo que evita conflitos, principalmente entre os familiares – o que favorece bastante o estado de equilíbrio mental. É necessário ser capaz de encarar situações frustrantes, tendo em mente que nem sempre podemos possuir o que desejamos – isso evita desapontamentos e até depressão, pois é uma grande forma de higienizar a mente diante da aceitação do que não temos – essa atitude positiva nos faz mais felizes e, consequentemente, nos faz sentir bem. É muito importante minimizar a ansiedade, porque a ansiedade desgasta o cérebro, tornando-o inativo.

É necessário cuidar da mente da mesma forma como cuidamos de nosso corpo. Uma mente ativa, além de retardar os efeitos de envelhecimento do cérebro evita doenças como o Alzheimer (Também conhecida por “esclerose” e “caduquice”. A Doença ou Mal de Alzheimer é uma enfermidade incurável, de caráter neurodegenerativo que agrava-se ao longo do tempo, contudo há tratamento).

Publicidade

Recomendações para manter a mente ativa:

Engana-se quem pensa que as atividades para o cérebro são somente para pessoas idosas. Devem ser praticadas desde pequeno e não envolvem apenas exercícios, mas também cuidados com a saúde.

Fazer exercícios de treinamento mental é uma das melhores opções para combater o desgaste do cérebro. Consiste em realizar uma sessão de jogos de brain training (exercícios educativos cuja finalidade é treinar o cérebro para torná-lo mais alerta, exercitando o cérebro, como parte de uma rotina que com continuidade melhora a rapidez, destreza e exatidão do jogador) como: palavras- cruzadas, anagramas, xadrez, problemas de engenho que ajudarão a manter ativas os neuromas do cérebro e, em consequência, obter uma melhoria na concentração.

Aprender coisas novas: Estimule sua mente com atividades novas que chamem sua atenção como, por exemplo: aprender um idioma diferente, aprender a tocar um instrumento, praticar exercícios físicos como natação, aeróbica ou qualquer outro.

20840644_336825843396710_407668296107163445_n.jpgUtilizar passatempo que proporcione novas experiências e estudo constante – esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Leia, leia muito, pois o hábito da leitura é um das mais prazerosas e importantes práticas para o desenvolvimento intelectual do ser humano – isso é muito importante para o cérebro estar em perfeito funcionamento.

Aprender a controlar o estresse: É importante aprender a relaxar mediante exercícios de meditação como: Yoga, Pilates, etc. Liberando tensões e aumentando a concentração e capacidade de resposta ante a constantes situações de desafio que se possa apresentar.

Evite o sedentarismo: Realize exercícios físicos regularmente par manter corpo e mente saudáveis. Adquira o hábito para melhor qualidade de vida, além de evitar doenças como: hipertensão, diabetes, transtornos do sono, entre outras.

Especialistas orientam ainda fazer relaxamento diário das tensões com atividades lúdicas e agradáveis; ouvir músicas com ampla entrega de sensações; ver filmes que edificam e nos distraiam, principalmente, se nos fizer sorrir; entregar-se às leituras que estimulem a mente e a hobbies diversos que estejam em oposição com a sua atividade profissional e que sejam realizados simplesmente como forma de relaxamento com o objetivo de passar o tempo.

Dicas para viver melhor:

  1. Não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção.
  2. Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
  3. Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.
  4. Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.
  5. Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.

A mente deve ser estimulada sempre, em qualquer fase da vida, pois só assim ficará saudável e ativa!

Publicidade

2 comentários sobre “Vida Ativa – Mente Saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.