Tamarindo

Publicidade

O Tamarindo é um fruto muito consumido e que tem muito a oferecer, pois possui propriedades que incluem a capacidade de melhorar a saúde dos olhos, a saúde respiratória, curar doenças de pele, melhorar o sistema digestivo, aliviar a dor, aumentar a resistência do sistema imunológico, reduzir a febre, diminuir o colesterol e melhorar a saúde cardiovascular.É indicado para o tratamento de hemorroidas e proteger as crianças contra parasitas e vermes.

O tamarindo é uma mercadoria de valor elevado em todo o mundo devido aos seus muitos componentes nutricionais –  possui uma quantidade significativa de vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem do tamarindo um ótimo antioxidante, anti-inflamatório e antiácido, é também um auxiliar no controle dos níveis de colesterol quando utilizado como chá.

Publicidade

chá de tamarindo

Chá de Tamarindo

Ingredientes:
  • Folhas de tamarindo
  • 300 ml de água
Modo de fazer:
  1. Coloque a água para ferver juntamente com as folhas por 3 minutos.
  2. Deligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos.
  3. Beba 3 vezes ao dia.

Um dos minerais apresentado em maior quantidade no tamarindo é o magnésio, cujo benefício está diretamente ligado à melhoria, qualidade e tranquilidade do sono. Portanto a ingestão do tamarindo é uma ótima maneira de combater a insônia.

O tamarindo é também considerado um laxante natural e, é indicado como coadjuvante no combate à constipação intestinal. Possui alta quantidade de fibras que permite ao sistema digestório funcionar de maneira regulada.

Publicidade

tamarindo-suco

 

Suco de tamarindo para a prisão de ventre

Ingredientes:
  • 100 g de polpa de tamarindo
  • 2 copos de água
  • 2 limões
  • Mel a gosto
Modo de fazer:
  1. Coloque o caldo dos limões e todos os demais ingredientes para bater no liquidificador.
  2. Beba dois copos diariamente.

Informação Nutricional

tamarindo-VN-1

Atuando na beleza

Está comprovado que a polpa do tamarindo quando utilizado nos cabelos forma um filme protetor que, além de hidratar e dar brilho, protege contra os efeitos radiativos do sol. O tamarindo também é utilizado, em alguns países, principalmente na Indonésia, como tintura natural para os cabelos. Além disso sua semente quando triturada e misturada com vinagre ou suco de limão previne a formação de espinhas.

Cuidados ao utilizar o tamarindo

Como tudo na vida, nada de excesso! O consumo irregular pode gerar problemas como: provocar queda drástica da pressão arterial, causar disenteria devido a ação laxativa, etc. Eu sempre digo: o segredo para a perfeita saúde está no equilíbrio de tudo o que fazemos! Portanto… tenha moderação!

O tamarindo é um fruto completo e com toda a sua graça nos oferece o melhor. É, simplesmente, tudo de bom!

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.