Tabela de Ciclo Menstrual

A tabela do ciclo menstrual recebe o nome de Ogino-Knaus ou método rítmico. Sua função é permitir à mulher estimar a data de sua ovulação (período fértil), através de cálculos com base no período menstrual. É um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo, porém possui um alto índice de falhas já que a ovulação pode variar dependendo de uma série de fatores.  Podemos citar como exemplo o ciclo irregular, em algumas mulheres – o que torna o método algo ineficaz. No entanto, quando não há problemas de irregularidades, a tabela menstrual pode funcionar perfeitamente, auxiliando a mulher a estimar a data de sua ovulação com base em cálculos, com o objetivo de evitar uma gravidez não planejada ou mesmo de aumentar as chances de uma gravidez.

Calculando o ciclo menstrual

Apesar de causar muita confusão a contagem do ciclo não é tão complicada como parece:

– O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo menstrual.
– O último dia antes da próxima menstruação é o último dia do ciclo menstrual.

Se o seu ciclo mais longo foi de 30 dias e o mais curto foi de 26 dias, você tem que subtrair 18 do ciclo mais curto (26 – 18 = 08) e subtrair 11 do ciclo mais longo (30 – 11=19).

Resultado: O seu período fértil vai do ao 19º dia do ciclo. Portanto, se pretende engravidar, deve manter relações dentro desse período. Mas, se não quiser engravidar e não estiver usando nenhum método anticoncepcional, você deve abster-se de relações sexuais nesse período.

Lembrando que o 1º dia de menstruação é sempre considerado o dia 1 do ciclo.

O método da tabela pode e deve ser complementado com o método de controle da temperatura, cujo objetivo é determinar, mais cedo que o método da tabela o final do período fértil.

É necessário que a mulher verifique, todos os dias, ao acordar e, no mesmo horário, antes de levantar da cama a temperatura bucal. Isso porque, logo após a ovulação a temperatura se eleva de 0,2 a 0,5º C e permanece alta até a próxima menstruação. Os dias férteis terminam quando a temperatura sobe e permanece alta durante três dias.

O método de tabela é muito mais seguro quando há controle das secreções produzidas, pela mulher, após a menstruação.  Quando as regras terminam inicia-se um período seco que dura de dois a três dias – nesse período ainda é possível manter relações sexuais.

O período fértil inicia-se quando o útero produz um muco branco, percebido pela mulher durante sua higiene – normalmente grudado no papel higiênico utilizado. Inicialmente tem característica branca e pegajosa, e paulatinamente vai se tornando elástico e lubrificante. E no dia anterior à ovulação ele fica transparente como a clara de ovo – se colocado entre os dedos é possível puxá-lo como um fio fino.

Esse dia e os três seguintes correspondem à época mais fértil do ciclo e, se a mulher quiser engravidar deve manter relações sexuais durante esses dias, caso contrário, deve abster-se. Durante o quinto dia após a percepção desse muco transparente, a mulher torna a entrar no período que não é fértil, até a próxima menstruação.

Nota: Vale ressaltar que estas são apenas orientações básicas e, por isso, toda mulher deve procurar um médico especialista antes de usar qualquer método anticoncepcional.  Lembre-se que a tabelinha para engravidar não previne a transmissão de doenças, então fique sempre ligada – use camisinha!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.