Sintomas da Menopausa – Adeus Calorão!

A menopausa é o período fisiológico caracterizado pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatório na mulher. Geralmente inicia-se entre 45 e 55 anos, mas nada impede que possa ocorrer antes ou depois.

Conclui-se que uma mulher esteja na menopausa quando apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de doze meses ou quando apresenta ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos irregulares pela não produção de estrogênios – hormônio feminino responsável pelo controle da ovulação e pelas características femininas, através dos ovários e, em consequência, a capacidade reprodutiva diminui e cessa.

Publicidade

A menopausa é um estágio natural, por isso, não necessita de tratamento. Mas quando os sintomas são severos e prejudiciais ao corpo e à mente, da mulher, em graus variados como sintomas circulatórios, depressão, variações de humor como ansiedade e irritabilidade, falta de concentração, secura vaginal, urgência urinária, além de palpitações e ondas de calor ou fogachos – sensação de calor difusa ou localizada pelo corpo, mais especificamente no tronco e cabeça, seguida da sensação de frio e sudorese, a medicina convencional sugere a Terapia Hormonal de Substituição, os THS.

No entanto, antes de se decidir por iniciar o tratamento, converse com o seu médico, pois apesar da Terapia Hormonal de Substituição evitar o desconforto dos sintomas a curto prazo, pode trazer alguns riscos, incluindo coágulos e inflamação da vesícula biliar.

Existem outros tratamentos que podem ser indicados e oferecer alívio e conforto, mas o essencial é contar sempre com um acompanhamento ginecológico.

Publicidade
menopausa atividade fisica

Atividades físicas também auxiliam no fortalecimento dos ossos e do coração durante o climatério e, até os fogachos podem sair de cena.

Para especialistas, sem sombra de dúvidas, a prática regular de atividades físicas pode evitar ou, ao menos, minimizar a evolução de problemas capazes de colocar a saúde da mulher em risco. Não faltam estudos que comprovem que os benefícios de uma vida ativa são capazes de afastar essas doenças (propensão a diabetes, osteoporose e doenças do coração). A prática regular e orientada de exercícios é indicada para todas as faixas etárias e em qualquer fase da vida. Mas, quanto mais cedo ela for adotada, melhor para a saúde!

Embora possa ser impossível evitar completamente o “calorão” e os sintomas sentidos pela maioria da mulheres, durante a menopausa, há certos conselhos que podem ajudar a passar por essa fase de uma maneira menos desconfortável.

Manter-se longe de:

  • Estresse
  • Cafeína
  • Álcool
  • Alimentos picantes
  • Roupas apertadas
  • Exposição ao calor
  • Exposição à fumaça de cigarro

E, para minimizar o desconforto da menopausa:

  • Procure se sentir confortável o máximo possível
  • Mantenha seu quarto fresco à noite
  • Use ventiladores durante o dia
  • Use roupas finas com fibras naturais, como o algodão

A boa notícia é que pelo menos 30% das mulheres não apresentam sintomas. Algumas, de fato, sequer percebem a menopausa, a não ser pela ausência do fluxo, e por isso, não estão nem aí para as muitas queixas típicas desta fase. Neste caso, literalmente, podemos dizer que “elas não esquentam”!  rsrsrsrsrs

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.