Saúde e Beleza do Cabelo

A saúde e a beleza do cabelo são fundamentais para a auto estima – a boa aparência. E neste quesito, boa aparência, o cabelo é um grande influenciador, por isso, a maioria das pessoas sempre procura deixar os cabelos mais bonitos, macios e brilhantes no intuito de se sentir mais atraente. E, com certeza, a busca para se adquirir essa tão almejada beleza não é nada fácil – são toneladas e toneladas de cremes durante o ano na tentativa de se conquistar o cabelo perfeito! Mas será que isso é suficiente?

Bem, os produtos de beleza como cremes, loções, xampu e máscaras nutritivas permitem tratar o cabelo e dar uma proteção extra. Contudo, a sua ação é meramente cosmética (como se fosse uma maquiagem para os fios), mas não é suficiente para alimentar e nutrir o cabelo.

A beleza vem de dentro para fora, logo é preciso ter uma alimentação rica e diversificada para que o organismo possa manifestar a saúde interna de seu organismo através da beleza do corpo, cabelo e unhas. Sabemos que a alimentação é muito importante, não há quem não saiba disso, mas quase ninguém leva a sério! É preciso comer bem e beber, pelo menos, 2 litros de água todos dos dias. A água faz nosso corpo funcionar perfeitamente é responsável por levar os nutrientes ao corpo e distribuí-los adequadamente.

Beba mais água e você sentira a diferença em poucos dias, tanto na pele quanto nos cabelos e de forma geral. Logo, antes de gastar dinheiro e tempo tentando descobrir os melhores produtos e cosméticos para deixá-la (o) mais bonito e saudável, preste atenção no que você come.

Nutrientes responsáveis pela boa saúde – tenha um cabelo mais bonito e uma aparência invejável

  • Ácidos graxos: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.
  • Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.
  • Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.
  • Ferro: encontrado em alimentos como: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.
  • Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.
  • Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.
  • Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.
  • Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.
  • Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.
  • Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

Mas, não pára por aí! Da mesma forma como alimentos saudáveis ajudam na saúde, beleza e bem-estar, existem os vilões da alimentação que causam efeitos nocivos ao organismo e, como consequência, unhas fracas, cabelos porosos, pele desidratada e etc.

Alimentos que auxiliam à beleza e à saúde dos cabelos. Veja alguns

  1. Açúcar:  responsável por deixar os hormônios descontrolados – contribui para a resistência à insulina, causa inflamação e produção de DHT (enzima causadora de calvície), contribuindo para a queda de cabelo etc.
  2. Álcool: causa inflamação e contribui para aumentar a toxidade no fígado.
  3. Alimentos Processados: possuem muito sódio e ou açúcar
  4. Cafeína: pode ser saudável caso seja tomada em pequena quantidade, mas o excesso pode causar desidratação, desequilíbrios hormonais e produção de DHT.

Porém, além dos alimentos recomendados para a boa saúde dos cabelos, um auxílio extra nunca é demais! Não é mesmo?

Então vamos às dicas

  • Não abra mão de uma boa hidratação e reparadores de pontas, ricos em vitaminas do complexo B, óleos naturais, colágeno e proteínas que ajudam a reparar a cutícula do cabelo e suavizá-los.
  • É muito importante aparar as pontas a cada três meses para mantê-los fortes e saudáveis – caso contrário, seus cabelos ficarão reféns de pontas duplas que enfraquecem e inibem o crescimento dos fios.
  • Evite pentear os cabelos quando eles estiverem molhados, pois as escamas e cutículas do cabelo estão abertas o que contribui para tornar os fios sensíveis e propícios à ruptura e ao aparecimento de pontas duplas. Portanto, antes de escovar ou pentear os cabelos retire completamente a umidade dos fios.
  • Evite prender os cabelos com elásticos porque eles são ásperos e apertam, causando ruptura nos fios.
  • Remova os fios de cabelos que ficam presos entre os dentes do pente e as cerdas da escova – faça isso imediatamente após o uso, além de lavá-los, pelo menos, uma vez por semana, com sabonete neutro e água quente para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
  • Outra grande dica é evitar a utilização de químicas em excesso, além de fugir da grande dupla vilã responsável por estragos imensuráveis na estrutura do cabelo, como ressecamento e queda – o secador e a chapinha. Logo, fuja dessa dupla de malfeitores (rsrsrsrs) e, se possível apenas os utilize em última instância, apenas em ocasiões especiais e, ainda, se for absolutamente necessário.

Espero que tenham gostado! Seguindo essas dicas será muito mais fácil evitar os problemas capilar, a menos que existam problemas genético e hereditários envolvidos! Nesse caso e, em caso de quedas de cabelo excessiva não deixe de procurar um médico.

Tenho certeza que se você começar a seguir essas recomendações o seu cabelo vai crescer e ficar cada dia mais bonito!

 

Um comentário sobre “Saúde e Beleza do Cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.