Saúde e Boa Forma com Artes Marciais

Com certeza muitas pessoas já ouviram falar sobre os benefícios dos esportes para a saúde. Mas de forma específica você sabe o que significam as artes marciais?  As artes marciais de forma geral se caracteriza por um conjunto de técnicas de lutas (de forma individual) e envolvem processos de defesa pessoal que podem ser com ou sem armas.

As artes marciais como forma de atividade física proporcionam uma maior gama de exercícios voltados para o condicionamento físico/aeróbico potencializando o exercício equilibrado de todas as partes do corpo.

Publicidade

equilibrio

É uma das melhores maneiras de entrar em forma, pois desenvolve a flexibilidade das articulações exigindo alguns movimentos corporais que desenvolvem a elasticidade, como por exemplo, dar um chute na altura da cabeça e, ainda a correta postura da coluna vertebral, o controle da respiração, o relaxamento e o fortalecimento muscular, além de favorecer uma perda calórica de, em média, 900 calorias por treino.

Muitos pensam que as artes marciais promovem a agressão e a violência, mas, ao contrário do que muitos pensam, o objetivo real dessas artes visa a defesa pessoal, o desenvolvimento positivo da disciplina, da personalidade, do autocontrole, da socialização e do lazer do indivíduo – isso, porque um dos fundamentos das artes marciais é o respeito ao próximo, ainda que este seja um adversário.

Geralmente os praticantes de artes marciais costumam ter um maior controle corporal que os que praticam outras atividades.

Sabemos que todo e qualquer esporte é aconselhável pois é muito bom para a saúde, no entanto, as artes márcias têm alguns itens a mais, pois melhoram a elasticidade, a resistência, a força corporal além de proporcionar calma e reflexo a quem pratica.

tatame.jpg

E apesar de ocorrerem combates e competições em artes marciais, a mensagem principal do esporte envolve o respeito, o trabalho em equipe e o autocontrole.

A prática por ela mesma, já desenvolve um novo comportamento social e psíquico a levando-se em conta a própria estrutura, a hierarquia, as regras e a parte ética de cada modalidade.

Publicidade

O benefícios das artes marciais vão muito além de técnicas e exercícios físicos, pois promovem a concentração, a disciplina e o rigor – proporcionam domínio próprio, coragem e lealdade.

qualquer idade.jpg

As Artes Marciais podem ser praticadas por crianças e adultos, por iniciantes ou atletas de competição – qualquer pessoa, em qualquer idade está apta a praticar artes marciais.

Existem muitas modalidades em artes marciais que são igualmente benéficas para a saúde.  Conheça algumas modalidades de lutas (de forma resumida) e o efeito que elas trazem ao corpo, à mente e ao social:

  • Karatê: as técnicas do Karatê envolvem, principalmente, chutes e socos, mas também ensinam imobilizações e bloqueios – favorece a saúde muscular e cardiovascular.
  • MMA: Artes Marciais Mistas – originada do inglês Mixed Martial Arts. Envolvem técnicas de lutas diversas, incluindo golpes de combate em pé e também de chão. Desse modo a prática oferece os benefícios gerais de luta.
  • Jiu-Jitsu: usa o corpo para realizar alavancas, torções e pressão para vencer o oponente. Favorece a força física, a resistência aeróbica e a saúde do coração.
  • Kickboxing: baseado essencialmente em socos e chutes, mas se diferencia bastante do Muay Thai tanto na prática quanto nas regras. Melhora a saúde cardiovascular e a resistência aeróbica.
  • Muay Thai: combina o uso de canelas, cotovelos, punhos e pés. Desenvolve o equilíbrio, a flexibilidade, a força e a circulação sanguínea.

Existem ainda outras modalidades como: o judô, o taekwondo etc. Mas, tenha em mente que não existe uma arte marcial melhor que outra – todas possuem pontos positivos e negativos. Logo, escolha uma que tenha a ver com você e aproveite os benefícios que ela trará para a sua Saúde e Vida de forma Total.

 

Publicidade

Um comentário sobre “Saúde e Boa Forma com Artes Marciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.