Rachadura Labial

A pele da boca em comparação a do restante do corpo é mais sensível e delicada. Por esse motivo exige maiores cuidados e atenção, principalmente em época de clima seco, com pouca chuva e umidade de ar – período em que os lábios se tornam mais secos, desidratados e opacos o que pode desencadear em rachaduras, causando dor e incômodo na hora de comer e falar.

As características de lábios rachados são pele áspera, seca, descamativa e com fissuras. Os lábios rachados além de serem uma preocupação estética podem causar dor intensa e sangramento. Para evitar a rachadura é importante manter a região limpa e hidratada.

A hidratação deve ser diária e não apenas quando os sintomas surgirem, pois a melhor maneira de evitar é a prevenção. Por isso, é aconselhável o uso de hidratantes labiais e protetor solar específico para a área dos lábios, evitar o uso constante de batons de longa duração – pois as substância existentes nesse produto ressecam os lábios.

Além disso, existem outras dicas que ajudam a evitar que os lábios se tornem secos e rachados:

Beba muita água em qualquer estação do ano – tanto no verão quanto no inverno, pois a água mantém a hidratação da pele do corpo e também dos lábios.

Utilize hidratantes específicos para os lábios como o Bepantol, manteiga de cacau ou manteiga de karité todas as noites antes de dormir.

gloss

Antes de utilizar qualquer maquiagem para os lábios (batom ou gloss), utilize um protetor por baixo – como um hidratante e/ou protetor solar e somente depois utilize a maquiagem labial.

Esfoliar a pele dos lábios, assim como a do rosto, ajuda a eliminar as células mortas deixando os lábios macios e suaves. Existem produtos industrializados para a esfoliação, mas resultados satisfatórios também são obtidos com o uso de esfoliantes naturais – como mel ou azeite com açúcar (esfregue nos lábios de forma suave e circular e remova após 15 a 20 minutos com água em temperatura ambiente).

Não passe a língua nos lábios para tentar umedecê-los, pois a saliva contém sais e PH que ressecam ainda mais.

Vale ressaltar que as rachaduras labiais também podem aparecer devido à falta de vitaminas e minerais, a desnutrição ou desidratação, à baixa imunidade do organismo e a problemas alérgicos, principalmente os respiratórios que forçam a respiração pela boca ressecando a pele dos lábios.

Se o ressecamento labial já estiver atuando não remova a pele ressecada usando os dedos ou puxando com os dentes de forma agressiva, pois isso irá piorar o quadro e a recuperação será muito mais difícil.

O adequado é utilizar uma escova de dentes macia ou uma folha de gaze úmida com soro fisiológico ou água boricada para retirar o excesso de pele. Faça de modo bastante suave pois a pele dos lábios é muito sensível e qualquer dano pode agravar o problema.

Dica:  Em caso de recorrências consulte um médico para diagnosticar e tratar de forma adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.