Poros Dilatados? Não Mais!

Os poros são pequenos furinhos na pele que podem obstruir pela poluição e oleosidade. A função dos poros é carregar o sebo produzido pelas glândulas internas até a superfície da pele, servir como canal de saída para os pelos e controlar a temperatura corporal. Em pessoas com excesso de oleosidade na pele, é normal que os poros fiquem mais dilatadas, por causa do acúmulo de sebo na sua saída, principalmente no verão, devido ao suor e ao aumento da oleosidade causada pelo calor.

A sujeira depositada sobre o rosto também contribui para o aumento do tamanho dos poros. E, isso acontece muito entre as mulheres que sempre capricham na maquiagem, mas acabam por esquecer de removê-la antes de dormir. Então, retire toda a maquiagem com um bom demaquilante, em seguida faça a higienização com água e sabonete neutro. Depois de limpa, passe algumas gotinhas de adstringente para segurar ainda mais a oleosidade.

Publicidade

Saiba que a maquiagem não é a melhor solução para melhorar o aspecto da pele. Existem alguns cuidados especiais que garantem a saúde da cútis para que ela fique muito mais bonita e saudável. E, o principal deles é o combate aos poros dilatados. Por esse motivo, o ideal é não usar maquiagem em pó, pois o produto penetra mais profundamente na pele e, como consequência, obstruem os poros, causando cravos, espinhas e aspereza em formato de bolinhas.

Publicidade

A mistura do sebo com as células mortas são responsáveis por proteger a pele contra vírus, bactérias e fenômenos da natureza como o sol e a chuva, mas quando o poro está obstruído, o sebo e as células mortas tentam sair, no entanto, não conseguem, resultando na dilatação e inflamação da cútis. Por isso, o recomendável é que se use apenas produtos em forma líquida e oil-free (livre de substâncias oleosas), para não obstruí-los.

Mas além da oleosidade e falta de limpeza, existem outras causas para a dilatação dos poros:

  • Hereditariedade:  Se um de nossos pais possuir poros dilatados, nós também poderemos herdar esta característica.
  • Idade: Ao envelhecermos a nossa pele perde a elasticidade, fazendo com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Devemos tomar alguns cuidados para melhorar a aparência dos poros:

  • Jamais, em hipótese alguma, devemos espremer espinhas.
  • Sempre remover a maquiagem antes de dormir.
  • Evitar a exposição prolongada ao sol e utilizar sempre protetor solar.
  • Utilizar produtos específicos para a limpeza de acordo com a pele.
  • Fazer esfoliação, ao menos, uma vez na semana para remover as impurezas da pele e permitir que ela respire melhor.

Fechar os poros do rosto não significa colocar um quilo de maquiagem para esconder as imperfeições, isso só vai piorar a situação entupindo-os ainda mais e dificultando a respiração da cútis – é o mesmo que tapar o sol com a peneira. rsrsrs

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.