Fazer uma calda de açúcar pode parecer, mas não é tão difícil. E, muitas receitas doces pedem diferentes pontos. Você sabe como identificar e preparar cada um deles? Veja alguns exemplos de tipos de pontos da calda de açúcar e tire suas dúvidas:
Ponto de Fio Fino ou Ralo
Acontece quando a calda começa a borbulhar nas laterais da panela – a calda atinge a temperatura de 101°C. Escorre facilmente da colher e, é bem rala. Se pingar um pouco da calda em um copo de água, ela se desfaz imediatamente. É utilizado no preparo de marshmallow, xaropes, papo de anjo e fios de ovos.
Ponto de Fio Forte
Ao pingar um pouco da calda em um copo com água fria ela leva um tempo para se desmanchar e é possível visualizar seu desenho dentro do copo. Para atingir esse ponto é necessário deixar a calda um pouco mais no fogo, a 103°C. É usada para preparar geleias e doces em pasta.
Ponto de Bala Mole
Pingue um pouco da calda em um copo com água fria. Estará no ponto quando, ao retirá-la da água forma uma bolinha que logo perde a forma (são moldáveis). É usada como base para preparar balas, rapaduras e doces pastosos. Atinge o ponto a 113°C.
Ponto de Bala Dura
Usada para fazer casquinhas crocantes em doces, como a bala de coco. As bolhas de açúcar tornam-se menores e estouram rápido. Ao pingar na água a consistência é bem viscosa e a calda solidifica no mesmo instante. Ao retirar a bolinha da água permanece firme. A temperatura ideal é entre 121°C a 129°C.
Ponto de Caramelo
Usada para acompanhar sorvetes e doces, ou como base para creme e pavê. A cor é caramelo e com cheiro bem característico. Ao pingar na água a calda solidifica na hora. Você alcança esse estágio a 145°C.
Ponto Vidrada
Usado para fazer doces caramelizados e maçã do amor. Ao pingar na água é possível ouvir o barulho de vidro quebrando. Usada para banhar docinhos e maçã do amor. É o ponto máximo em que a concentração de açúcar, da calda, chega de 99%. A temperatura é de 149°C – 154°C.