O papo de anjo é uma sobremesa de origem portuguesa, deliciosa e, ao contrário do que muitos pensam, é super fácil de fazer.
Porém, para que a receita fique perfeita é necessário acertar na hora de preparar a calda – as gemas devem ser batidas até ficarem com uma cor bem amarelada.
Além disso é necessário um cuidado extra no momento de banhar os papos de anjo, na calda, pois eles são muito delicados e podem se desfazer.
Dessa forma também é muito importante respeitar o tempo de imersão na calda para apurar o sabor, caso contrário não ficarão deliciosos e nem umedecidos e brilhantes.
O segredo é conservar em temperatura ambiente, fora da geladeira para não perderem a leveza.
Portanto não o prepare com muita antecedência antes do consumo – os papos de anjo devem ser consumidos dentro de 24 horas após sua preparação.
Quer surpreender? Então bora pra cozinha!
Papo de Anjo
Tempo de Preparo: Até 30min
Serve: Até 8 porções
Ingredientes:
- 12 gemas
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 3 colheres (sopa) rasas de amido de milho
Calda
- ½ kg de açúcar
- ½ litro de água
Modo de fazer:
- Antes de mais nada, na batedeira, bata as gemas, até dobrar o volume e virar uma espécie de creme amarelo claro, fofo e encorpado
- Em seguida incorpore, sem bater, o fermento e o amido de milho peneirados.
- Então volte a bater até ficar homogêneo e distribua em forminhas de empada untadas.
- Logo depois leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar – cerca de 20 minutinhos.
- Posteriormente retire do forno, desenforme e coloque os papos de anjo imersos na calda, para apurar por 24 horas antes de servir.
Calda
- Primeiramente misture o açúcar com a água e mexa até diluir.
- Leve ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda rala.
Dicas:
- De tempo em tempo vire os papos de anjo ou regue-os com um pouco da calda para que eles não ressequem na parte de cima, mas com muito cuidado, pois são extremamente delicados.
- Se desejar confira outras receitinhas de origem portuguesa e arrase: Queijadinha com Leite Condensado, Papão de Anjo e Beija-me Depressa.