Óculos de Sol e a Escolha da Lente

Devido ao grande aumento de radiação solar nos dias atuais, o sol se tornou um grande vilão de nossos olhos. E, para se estar prevenido contra os ataques emitidos pelo sol, através da emissão de raios ultravioletas, lançamos mão de um recurso muito útil para a proteção e cuidado de nossos olhos – os óculos escuros.

Quando originais os óculos escuros possuem lentes com fator de proteção contra a radiação solar e protege os olhos de diversos problemas de visão como catarata, lesão de córnea, degeneração muscular e, em casos extremos, até cegueira.

E, além da proteção contra os raios UVA e UVB os óculos de sol também são capazes de proteger os olhos contra agentes climáticos. Tome como exemplos, o vento que pode desencadear o chamado ‘olhos secos’ e a poluição que tem o poder de disseminar uma série de infeções e doenças oculares, como a conjuntivite.

Mas preste bastante atenção:

Apenas as lentes de óculos de sol originais são capazes de proteger os olhos contra danos externos como sol, poeira, vento etc. Muitas pessoas preferem comprar óculos falsificados devido ao preço – que em muitos casos custam menos da metade do preço de um óculos original. Mas como dizia minha avó: “o barato, sai caro!”.

Gastar pouco em óculos sem proteção significa deixa-lo à mercê da sorte e, você poderá adquirir uma das doenças oculares citadas anteriormente. Saiba que óculos sem proteção serve apenas para enfeite.

É muito importante entender que quando se está no escuro a pupila dos se dilata. E, isso também acontece ao se colocar um óculos de sol. Com a pupila dilatada a radiação solar penetra livremente dentro da retina prejudicando inimaginavelmente a visão.

Seria até melhor estar sem qualquer espécie de óculos que estar com um óculos escuro sem proteção. Pois a função de um óculos falsificado, sem proteção é apenas de acelerar os efeitos dos raios ultravioleta aos seus olhos.

A luz solar é mais intensa no período entre 10 e 16 horas, mas especialistas garantem que os olhos também se expõem a riscos durante a manhã e fim da tarde, por isso, a recomendação é garantir a proteção durante todo o tempo.

Dê preferência a óculos com lentes de tamanho grande que fiquem mais próximas aos olhos e, cujo formato, impeça a passagem da luz solar através das laterais.

Cores das Lentes:

sunglasses-2608926_960_720

 

A escolha da cor das lentes é muito importante em relação aos horários em que os óculos serão utilizados. Por exemplo:

  1. Lente cinza – tem por objetivo reduzir o brilho e a distorção das cores. É ideal para qualquer hora.
  2. Lente âmbar ou marrom – aumenta a visão de contraste bloqueando a luz azul relacionada à formação de cataratas. Específica para atividades externas prolongadas.
  3. Lente púrpura – sua finalidade é aumentar a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde. É indicada para caça.
  4. Lente verde – filtra pouca a luz azul, mas oferece melhor visão de contraste. É indicada para pessoas acima de 60 anos.
  5. Lente amarela – também bloqueia a luz azul e reduz o ofuscamento da visão. Indicada para motoristas, principalmente, ao entardecer.

 

Dica: Cuide de sua aparência e, principalmente, de sua saúde. Fique alerta e mantenha a sua visão sempre saudável!

 

Um comentário sobre “Óculos de Sol e a Escolha da Lente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.