O Colesterol e a Saúde do Coração

O colesterol é um tipo de gordura produzida através do fígado e está presente em todas as células do corpo exercendo importantes funções no organismo. Existem alguns tipos de colesterol que são classificados como VLDL, IDL, HDL e LDL.

Neste post vamos dar ênfase ao bom colesterol e como obtê-lo através da alimentação, com o objetivo de auxiliá-lo a combater e/ou diminuir o mau colesterol, também presente no organismo.

Publicidade

O HDL é chamado de bom colesterol e o LDL de mau colesterol. O HDL é uma sigla de origem inglesa que designa as lipoproteínas de alta densidade, cujo objetivo é transportar o colesterol ao sangue. Conhecido como o bom colesterol se caracteriza por sua produção de níveis adequados de HDL no organismo, através da alimentação e atividades físicas, concomitantemente, diminuindo consideravelmente o risco de eventos cardiovasculares graves como o infarto e o AVC. Já o LDL é classificado como lipoproteínas de baixa densidade.

13732260_540307529485897_1854912284_n

Com o auxílio de exercícios regulares diários e pequenas mudanças na rotina alimentar com introdução de alimentos ricos em gorduras boas, o nível de HDL pode aumentar.

 

 

Saiba como aumentar os níveis de HDL e reduzir os de LDL em seu organismo

Evite consumir alimentos ricos em gorduras trans, pois esse tipo de gordura diminui os níveis de HDL circulantes no sangue e estimulam a proteína que transporta HDL pelo fígado.

Aumente o consumo de alimentos com ômegas (3 e 9) que além de minimizarem as possibilidades de adquirir doenças cardiovasculares, ainda auxiliam no aumento de HDL.

Atividades físicas regulares devem ser praticadas, ao menos, quatro vezes semanais pois estimulam o aumento do bom colesterol. Exercícios aeróbicos são indicados, no entanto, qualquer outra atividade física é eficaz para estimular a produção de HDL.

Publicidade

Vícios como fumo e álcool não combinam com saúde! Logo, existe uma maior probabilidade de se obter doenças cardiovasculares quando se é tabagista ou se faz uso de qualquer bebida alcoólica. Diga não aos vícios e viva melhor!

Comer diariamente alimentos saudáveis e praticar atividades físicas regulares, além de fornecer a energia necessária para a manutenção das funções básicas do corpo, podem trazer benefícios maiores, como prevenção e reequilíbrio dos sistemas do corpo humano.

Opções para adicionar ao seu cardápio diário e aumentar os níveis de HDL

  • Linhaça – rica em ômega 3, pode ser consumida em forma de farinha (triturada) ou em forma de óleo.
  • Chia – possui ação semelhante à linhaça, pois também é rica em ômega 3. É rica em fibras e ajuda no controle da pressão arterial.
  • Peixes – ricos em ômega 3, principalmente as sardinhas, salmões e atuns.
  • Legumes e grãos – são ricos em fibras e ajudam no controle do LDL.

Existem muitas opções para se estar variando uma alimentação saudável: abacates, azeites, oleaginosas, etc. O segredo para a boa alimentação encontra-se na variedade dos alimentos.

Valores de referência entre HDL e LDL

HDL

  • Desejável: acima de 40 mg/dl

LDL

  • Indivíduos com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl
  • Indivíduos com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl
  • Indivíduos com risco alto: abaixo de 70 mg/dl
  • Indivíduos com risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl

O colesterol das crianças

Infelizmente nas últimas décadas o índice de crianças afetadas pelo mau colesterol vem aumentando de forma preocupante. Isso se deve a má alimentação que a cada dia se torna mais precária pela ênfase a alimentos industrializados e fast-foods.

O risco para as crianças é enorme pois quanto mais tempo o LDL circula no organismo, mais risco ele traz para a saúde da criançada.

Nota: o valor ideal para os níveis de colesterol das crianças e adolescentes com idade entre 2 e 19 anos é diferente dos adultos. Os valores recomendados são:

  • Colesterol total <170 mg / dL
  • LDL colesterol <110 mg / dL

Adapte-se à uma rotina diária saudável e comece já a cuidar de sua saúde!

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.