O banho, a Saúde e o Bem-estar

Nada como um banho diário para recuperarmos a energia perdida ao longo do dia. O banho ajuda a aliviar o cansaço e, consequentemente, o estresse e as tensões. É muito importante para a saúde de qualquer ser humano estar sempre bem com a sua higiene – que consiste nos hábitos que causam benefícios para a limpeza e asseio corporal.

A nossa pele é o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira natural contra a entrada de micro-organismos, pois contém diversas bactérias comensais que protegem contra a entrada de outros seres vivos causadores de doenças. Entretanto, quando não se toma banho há um aumento significativo desses micro-organismos patogênicos que se levados até a boca, olhos e nariz causam uma série de doenças, além de causar mais de 30 tipos de odor desagradáveis ao corpo.

Publicidade

Resumindo: a higiene nos ajuda a prevenir doenças e a manter a saúde prezando pelo nosso bem-estar. Além disso, o banho pode ser um momento de prazer e de cuidados com a beleza. Não há nada melhor que tomar um banho relaxante após passar o dia inteiro na rua, seja trabalhando, estudando ou fazendo qualquer outra coisa – a água escorrendo pelo corpo e a sensação de limpeza são muito valorizadas para quem considera o banho parte de uma rotina diária que propicia ao indivíduo um momento de conforto revigorante.

Publicidade

Tomando banho relaxante

Para saber melhor como tirar proveito do seu banho – para a saúde e o bem-estar físico e mental, a temperatura da água mais indicadas é a morna. De preferência entre 27 e 36 graus Celsius. Isso, porque o calor dilata os vasos sanguíneos e relaxa os músculos, o que ajuda muito na sensação de bem-estar e relaxamento do corpo, inclusive, esse processo faz com que haja liberação de endorfinas, o que pode ajudar em alguns casos de insônia.

Mas o que fazer quando não puder tomar banho todos os dias? Parece impossível imaginar isso, mas algumas situações como cortes no abastecimento de água são situações enfrentadas por muitas pessoas, principalmente, nas periferias das grandes cidades. Imagine-se, depois de um dia cansativo, suado e esgotado e não ter uma gota de água na torneira para se refrescar!

O que fazer, então, para se manter o mais limpo possível e poder adormecer tranquilamente? O ideal seria o banho completo com água e sabão, mas quando isso não é possível utilize lenções umedecidos ou, simplesmente – lave, mesmo que com 2 copinhos de água as regiões mais propensas ao acúmulo de bactérias como as axilas, a genitália e os pés o que já é suficiente para você poder relaxar e dormir tranquilamente.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.