Métodos Contraceptivos

Métodos anticoncepcionais ou contraceptivos são maneiras utilizadas para evitar que o ato sexual seja dissociado de sua consequência natural – a concepção. Existem muitos métodos contraceptivos, mas a finalidade única de todos os métodos anticoncepcionais é impedir a gravidez impossibilitando que o espermatozoide realize um encontro com o óvulo ou a fixação do embrião no útero e, para isso, existem muitas formas diferentes de se obter êxito.

Cada casal, em comum acordo, pode e deve escolher – em consonância com o médico, qual o melhor e mais adequado método anticoncepcional a ser utilizado. A indicação do método, pelo especialista, leva em consideração a idade, a frequência das relações sexuais, as necessidades reprodutivas e a saúde do casal.

Publicidade

Os diversos métodos anticoncepcionais se classificam em reversíveis e irreversíveis. Os métodos reversíveis, também denominados métodos temporários, são aqueles que após a sua interrupção a mulher é capaz de engravidar.

Publicidade

Já os métodos irreversíveis, também denominados métodos definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica como a vasectomia e a laqueadura, para homens e mulheres, respectivamente.

Veja alguns métodos contraceptivos disponíveis no mercado

É muito importante entender que qualquer método anticonceptivo só funcionará se for utilizado da maneira correta.

* Créditos da imagem: Foto Istock
Publicidade

2 comentários sobre “Métodos Contraceptivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.