A menstruação também chamada período ou catamênio é resultante da descamação do interior do útero – o endométrio. É composta por sangue e células endometriais e se caracterizam por um sangramento com três a sete dias de duração.

A primeira menstruação é chamada de menarca e, como o próprio nome diz, marca o início dos ciclos menstruais que se iniciam por volta dos 11 aos 15 anos de idade. A partir de então, todos os meses, o útero se prepara para receber um possível bebê. O útero espera pelo embrião por até, aproximadamente, 14 dias após a ovulação.

Publicidade

Caso não ocorra a fecundação e, consequentemente, nenhum embrião chegue até esse dia, tudo o que foi organizado, pelo útero, se degenera deixando de produzir progesterona e estrógenos, hormônios sem os quais o endométrio também não consegue manter-se e também se decompoe.

Durante esse processo acontece a morte das células endometriais, por insuficiência de oxigênio, então as células mortas com um pouco de sangue, são eliminadas através do canal vaginal – isso é o que se denomina menstruação.

Nota: A ausência do período menstrual é conhecida como amenorreia. E, quando acontece é aconselhável procurar um médico para avaliar a causa.

O Ciclo Menstrual

Todos os meses, no aparelho reprodutor feminino, acontece uma série de alterações entre o útero e o ovário – essas alterações são controladas de acordo com as interações hormonais produzidas na hipófise (FSH e LH), com os hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona). Esse fenômeno ocorre, em média, a cada 28 dias e formam o chamado ciclo menstrual.

Publicidade

Ciclo menstrual.jpg

O ciclo menstrual se divide em quatro fazes:

  1. Menstruação ou fase menstrual: Momento do ciclo com perda de sangue vaginal mensal – com duração de 3 a 7 dias, ocorre devido a estímulos hormonais, pelo rompimento do endométrio.
  2. Fase pré-ovulatório: Período em que um dos ovários lança um óvulo na trompa de Falópio, que se comunica com o útero (um órgão oco e musculoso, cujo objetivo é alojar um embrião (feto) – o óvulo prepara-se para sair do ovário.
  3. Ovulação: Ocorre entre o 13º e 15º dias anteriores à próxima menstruação. Nessa fase a mulher entra no período fértil e possui muitas chances para engravidar.
  4. Fase pós-ovulatória, lútea ou secretora: O revestimento interno do útero torna-se espesso para receber o óvulo. Mas, se o óvulo não for fecundado a parede do endométrio começa a se desfazer e acontece uma nova menstruação.

 

 

Publicidade