Massa Quebrada

Massa Quebrada

Autor: Helena Soares
Tempo de Preparo:  Até 40min
Serve:  Até 1 porção

A massa quebrada é uma receita fácil de preparar, fica pronta em poucos minutos e tem um resultado super saboroso – desmancha na boca!

É uma massa coringa – serve como base para o preparo de várias receitas como empadinhas, quiches, tortas e etc.

A massa recebe este nome devido a sua consistência quebradiça,  sendo também conhecida como massa podre ou massa pâte brisée.

Para congelar basta embrulhar em filme plástico, colocar no freezer, por no máximo 2 meses e, quando for usar, descongelar em geladeira.

A massa quebrada é extremamente gostosa e versátil – combina com vários tipos de recheios.  Não perca a oportunidade de conferir esta receita para usar como base para dezenas de outras receitas.

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 125 g de manteiga cortada em pedaços
  • 1 gema
  • 50 ml de água ou mais, se necessário

Modo de fazer:

  1. Coloque em uma tigela grande a farinha, a manteiga e o sal e misture bem.
  2. Amasse com as mãos até que fique com uma consistência de “farofa grossa” – não deixe qualquer pedaço de manteiga visível.
  3. Acrescente a gema e a água o suficiente para formar uma massa que desgrude das mãos, mas não amasse muito para que não fique dura.
  4. Faça uma bola com a massa, enrole no filme plástico, coloque-a na geladeira e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
  5. Abra a massa em uma superfície limpa, lisa e polvilhada com farinha – se a massa ainda grudar no rolo, cubra-a com plástico filme ou polvilhe farinha.
  6. Coloque sobre a forma escolhida e untada com azeite, pressione com os dedos para ajustar às beiradas, e pique o fundo um com garfo.
  7. Corte a massa excedente e use-a para decorar a quiche ou a torta.
  8. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 a 15 minutos – em seguida está pronta para rechear!

 

 

Dicas:

  1. É possível aromatizar a massa com raspas de limão ou laranja, com cardamomo, erva doce, pimentão doce, cominhos, etc.
  2. Se for utilizar a massa quebrada para fazer torta doce é necessário adicionar 3 colheres de sopa de açúcar à massa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.