Marcas de Expressão

São também chamadas linhas de expressão e aparecem já a partir de 20 anos de idade, especificamente, em locais onde há mais expressividade – como ao redor da boca, testa e olhos.

Com o passar do tempo, essas marcas vão se tornando cada vez mais profundas e se transformam em rugas. Logo, quando falamos em rugas é porque o estágio das marcas de expressão já está em estado avançado.

Publicidade

As linhas de expressão são marcas causadas na pele através de movimentos repetitivos da musculatura do rosto. A pele possui duas características importantes – a elasticidade e a plasticidade.

  1. A elasticidade (colágeno) é a capacidade de resposta da pele seguindo a movimentação da musculatura. De forma bem simples para você entender – quando o músculo se movimenta, a pele segue os mesmos passos.
  2. A plasticidade (ácido hialurônico) é a capacidade da pele em se moldar perfeitamente ao estado inicial após o movimento.

Com o passar do tempo a elasticidade e a plasticidade diminuem favorecendo a formação de rugas. Quando fazemos qualquer movimento com o rosto, como contrair, por exemplo, surgem marcas de acordo com a expressão que fazemos. E, em se tratando de pele jovem, rapidamente as marcas se desfazem e a pele volta ao normal após esses movimentos, mas em relação à pele mais madura existe um certo grau de dificuldade para que ela retorne ao seu estado de origem e, ficam as marcas que, com o passar do tempo, dão origem às rugas.

Mas você não precisa deixar de se expressar – apenas evite a sobrecarga nos músculos faciais.

Publicidade

As rugas se formam por vários motivos:

  • O envelhecimento que faz a pele mais fina permitindo-se marcar.
  • A genética – algumas pessoas possuem mais pré-disposição para as rugas que outras.
  • Exposição exagerada ao sol, que enfraquece a cútis.
  • Movimentos repetitivos como apertar os olhos sempre que se está em contato com a luz.
  • Fumo e/ou bebidas alcoólicas.
  • Noites mal dormidas.
  • Esses são os maiores estímulos para o aparecimento das rugas.

como combater.jpg

Como Combater?

O ideal é investir desde cedo em cremes anti-idade, rejuvenescedores que combatem a flacidez, estimulam a renovação celular a produção de colágeno e elastina e, consequentemente, prevenindo o aparecimento das marcas de expressão e futuras rugas. O fator solar também é fundamental no quesito prevenção – por isso, o ideal é o hábito diário do uso de protetor solar, além do uso semanal de produtos esfoliantes para alisar as linhas de expressão mais finas e estimular a produção de novas células da pele, deixando a textura mais uniforme.

No entanto, não são apenas os cremes que ajudam a prevenir os sulcos e marcas de expressão que se formam no rosto. É necessário evitar movimentos faciais carregados como: franzir a testa ao pensar em situações tensas ou apertar os olhos em contato com a luz. As expressões dizem muito sobre nós e sobre nossa personalidade, mas com os anos nossa aparência inevitavelmente muda e as rugas aparecem.

Dermatologistas orientam a cuidarmos do resto desde cedo para evitar sinais de envelhecimento precoces. E ainda nos dão a dica sobre o mais eficiente de todos os cosméticos do mundo – o filtro solar.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.