Manteiga

Ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • ¼ colher (chá) de flor de sal opcional

Modo de fazer:

  1. No dia anterior aqueça o creme de leite até que esteja morno – desligue o fogo antes de começar a ferver, no primeiro sinal de bolinhas.
  2. Misture 2 colheres (de sopa) de iogurte natural ao creme de leite.
  3. Envolva a vasilha em um pano para deixar a cultura de lactobacilos quentinha e guarde ao abrigo de frio ou calor pode ser, por exemplo, dentro do micro-ondas desligado, por 8 a12 horas.
  4. Passado o tempo leve à geladeira afim de relaxar, por cerca de 1 hora.
  5. Tire da geladeira e deixe em temperatura ambiente.
  6. Coloque em um processador de alimentos e bata até ficar aerado e começar a separar a parte liquida da gordura – você vai perceber que a gordura está se juntando e virando uma bola amarelinha, neste estágio pare de bater.
  7. Coloque a manteiga formada em uma peneira para retirar o excesso de soro e reserve o soro!
  8. Com o soro separado da manteiga, coloque a manteiga em um bowl e adicione água gelada para lavar a manteiga e aumentar a vida útil dela.
  9. Com uma espátula aperte a manteiga levemente para retirar algum possível restinho de soro, a água ficará esbranquiçada, descarte a água e coloque mais, repetindo o processo até que a água fique translúcida! Quanto mais pura estiver a manteiga maior a durabilidade.
  10. Transfira a manteiga para um pedaço grande de papel toalha e retire o máximo de liquido que conseguir – devido a água gelada o bloco de manteiga deve estar bem durinho o que facilita em muito nesta parte! E está pronta!

 

Dicas:

Publicidade
  1. Se desejar salgar a manteiga, na hora de servir, salpique flor de sal sobre ela.
  2. Para moldar utilize uma forminha de silicone, caso queira embalar depois, pois facilita a retirada – ou transfira diretamente para o pote em que vai guardar.

 

Nota: Serve 200 g de manteiga e dura 10 dias em geladeira.

Publicidade
Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.