É uma infecção nos genitais provocada por uma bactéria – a Chlamydia trachomatis. Possui estrutura simples e pertence à mesma família da bactéria causadora do Tracomas, doença que pode causar cegueira. O Linfo Granuloma Venéreo (LGV) é também conhecido popularmente como Bubão e por uma série de outros nomes como: doença de Nicolas-Favre, Mula, Quarta Moléstia Venérea etc.
Sinais e Sintomas
O Linfo Granuloma Venéreo se manifesta através de uma lesão genital com um período de duração de aproximadamente três a cinco dias e se apresenta como uma ferida ou como uma elevação da pele que não é facilmente identificada pelo paciente.
Após o desaparecimento dessa lesão primária, surge um edema nos gânglios da região inguinal, a chamada íngua, que provoca dor e vermelhidão local. E, se esse inchaço não for tratado de forma correta, evolui para o rompimento automático com formação de lesões sanguinolentas que drenam pus e são acompanhadas por:
- Mal-estar
- Febre
- Falta de apetite
- Vômitos
- Cefaleia
- Inflamação no reto
- Dor nas costas e articulações
- Emagrecimento
- Suor noturno
Formas de contágio
A contaminação do LGV acontece quando durante o ato sexual sem a utilização de preservativos.
Prevenção
Como em qualquer outra DST a prevenção se dá através do uso de preservativos em todas relações íntimas, além da higienização dos órgãos genitais após o ato sexual.
Diagnóstico
É realizado através do exame de análises sanguíneas que apontam para anticorpos contra Chlamydia trachomatis. Se a doença for diagnosticada precocemente o tratamento adequado proporciona cura a curto prazo.
Tratamento
É realizado à base de antibióticos e se resume, basicamente, ao tratamento das feridas. Os medicamentos utilizados podem ser:
- Azitromicina por 7 dias
- Doxiciclina por 14 a 21 dias ou
- Eritromicina por 21 dias ou
- Sulfametoxaxol ou Trimetroprim por 21 dias
Ao final do tratamento o indivíduo deve realizar novos exames para comprovar que realmente a doença foi sanada. É muito importante que ambos os cônjuges sejam examinados e tratados.
Vale salientar que o tratamento não reverte sequelas, tais como a constrição do reto e a elefantíase dos órgãos genitais.
Complicações
Se o Linfo Granuloma Venéreo não for tratado, adequadamente, pode levar à infecção dos órgãos genitais internos, causando esterilidade ao homem e também à mulher. Além de sérias patologias como conexões anormais entre o reto e a vagina, edema e inflamação na genitália e, raramente, inflamação do cérebro.
As complicações por LGV geralmente ocorrem muitos anos após a infecção inicial. Cuidar da saúde é fundamental! Se você apresenta qualquer um desses sinais e sintomas e fez sexo sem utilizar camisinha, procure um médico.