O leite de coco caseiro é uma receita curinga na cozinha – tanto para utilizar no preparo de receitas doces quanto salgadas.

Desse modo pode ser usado para preparar peixes, purês, sopas, bolos, pavês, bobó de camarão, broa de fubá, moquecas de peixe, enfim…

Publicidade

É um ingrediente básico e não pode faltar, pois faz toda a diferença no resultado dos pratos.

E nada melhor que preparar o seu próprio leite de coco, pois além de economizar é super saudável – não contém conservantes.

Além disso o modo de fazer é bem fácil – basta bater o coco com água e está pronto!  Certamente você nunca mais vai comprar a versão industrializada, depois que experimentar esta receita.

Sem falar que o coco é um fruto repleto de nutrientes essenciais e traz muitos benefícios ao organismo.  Isso porque o coco possui propriedades bactericidas, antioxidantes e é rico do ‘bom colesterol’.

Isso tudo sem mencionar o sabor – fica delicioso! Mas vale dizer que a quantidade de água utilizada vai influenciar diretamente na consistência do leite.

A quantidade indicada na receita é a ideal, mas você pode bater com mais ou menos água – de acordo com a sua preferência.

E então, que tal experimentar agora! Você vai se apaixonar! Bora pra cozinha?!

Publicidade

Leite de Coco Caseiro

Tempo de Preparo: Até 30 min
Serve: Até 1 litro

Ingredientes:

  • 1 coco seco
  • 1 litro de água morna

Modo de Fazer:

  1. Antes de mais nada fure o coco e retire água – você pode beber ou usar em outra receita, como por exemplo, Manjar de Água Coco.
  2. Logo depois quebre o coco e raspe a polpa com o auxílio de um ralador.
  3. Em seguida coloque a polpa do coco no liquidificador, a água morna e bata por cerca de 2 minutos.
  4. Então passe por uma peneira fininha, aperte bem para escorrer toda a água e está pronto para usar.

 

 

Dicas:

  1. Se você não tiver um ralador, pré-aqueça o forno a 240 graus, coloque o coco sem a água – em uma assadeira e asse por cerca de 15 minutos.
  2. Retire do forno e espere amornar – então quebre a casca e, com uma faca, separe a polpa da casca e pique em pedaços pequenos.
  3. Se desejar um leite mais grosso, diminua a quantidade de água na receita – a quantidade de água usada para bater o coco vai influenciar na consistência do leite.
  4. Guarde o leite de coco na geladeira e utilize em, no máximo, 48 horas.
  5. Aproveite o bagaço e guarde-o para usar em outra receita e a água você pode beber quentinha com canela ou usar no preparo de vitaminas.
  6. Você sabia que a água de coco é aliada da saúde e também da beleza? Não?! Então confira aqui!
Publicidade