O que é Hiperidrose?

Quando uma pessoa apresenta excesso de suor na região corporal, essa disfunção é chamada de Hiperidrose ou Sudorese.  A alteração, nas glândulas sudoríparas, tem origem a partir da infância e pode afetar todo o corpo, mas é mais comum nos pés, mãos e, principalmente, nas axilas.

Suar de forma excessiva não tem como causa desencadeante apenas o excesso de calor, mas pode ser influenciado por outros fatores como o emocional quando se sente, por exemplo, medo ou estresse.

Publicidade

Suar de forma excessiva pode causar constrangimentos, prejudicar o convívio social e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida de um indivíduo.  Apertar as mãos de alguém que sofre de hiperidrose é muito desconfortante, tanto para quem sua, quanto para a outra pessoa.

A Sudorese pode provocar acidentes e quedas para quem apresenta excesso de suor, por exemplo, nos pés o que gera vergonha e insegurança fazendo com o que a pessoa tente esconder o problema.

Especialistas dizem que as possíveis causas para que a hiperidrose aconteça são fatores como disfunções hormonais da tireoide e a hiperatividade do sistema nervoso simpático, além de infecções, problemas pulmonares, cardíacos e diabetes.

Medidas para ajudas a minimizar o problema

  • Manter a depilação constante das axilas e virilhas para ajudar a evaporação do suor e mau cheiro causado pelas bactérias que se proliferam na região
  • Utilizar desodorantes à base de alumínio como os antiperspirantes para diminuir a produção de suor
  • Palmilhas absorventes podem ser utilizada nos pés e discos absorventes nas axilas para evitar manchar a roupa e os sapatos
  • Uso de talco ou amido de milho podem contribuir para manter as mãos e os pés livres de suor

Vale ressaltar que em alguns casos essas medidas não funcionam. É necessário recorrer a métodos terapêuticos como:

Publicidade
  • Aplicação da toxina botulínica com reaplicação periódica, já que os efeitos do tratamento duram cerca de seis meses
  • Iontoforese que interrompe temporariamente o funcionamento das glândulas sudoríparas
  • Lipoaspiração
  • Procedimentos cirúrgicos para remover as glândulas

Em relação às crianças menores o tratamento mais indicado é à base de cremes – fórmulas manipuladas de acordo com as necessidades. Já os adolescentes podem fazer uso da toxina botulínica ou do procedimento cirúrgico e, apesar da cirurgia não ser contraindicada em crianças a recomendação de especialistas é que se espere até a adolescência devido ao risco anestésico.

Alternativas de tratamento

Dica:  Se houver desconfiança de que se está com Hiperidrose, deve-se procurar, imediatamente, um médico dermatologista ou endocrinologista – pois pode-se estar sofrendo de alterações hormonais ou outros distúrbios de saúde, afim de se obter orientações de como proceder de acordo com o diagnóstico.

Publicidade