Dizem que a saúde começa na boca, mas na verdade a saúde começa um pouco antes – ela começa com a higienização dos alimentos. O cuidado com a higienização, na cozinha, é fundamental para evitar determinadas doenças.

Quando os alimentos são manipulados inadequadamente podem servir como transporte para a transmissão de doenças – as chamadas doenças alimentares causadas por microrganismos como a Salmonella.

Publicidade

Para evitar que doenças alimentares como a gastroenterite – muitas vezes difícil de controlar, contamine o seu organismo, a higiene com os alimentos é o melhor caminho e, em conjunto com o cozimento, serve como base para uma vida saudável.

Como higienizar os alimentos corretamente

ba0f2aae85501a4f3a083b40ae6a55a4As hortaliças possuem resíduos de terra e alguns bichinhos e objetos que devem ser removidos sob água corrente. No entanto, as bactérias e os microrganismos – que não podem ser vistos a olho nu não podem ser eliminados apenas com água.

É necessário que seja realizada uma higienização completa e, para isso, é utilizada a água sanitária – a única substância capaz de eliminar os agentes patogênicos (causadores de doenças).

Publicidade

O procedimento recomendado é utilizar uma colher de água sanitária para cada litro de água e deixar de molho por 10 minutos – salientando que outras substâncias como detergente ou vinagre são proibidas, pois não possuem o poder de eliminar germes e bactérias, servindo apenas para limpar os alimentos de forma superficial.  Após o tempo do molho enxague as hortaliças para remover todo e qualquer resíduo de cloro que possa ter ficado nos alimentos.

Cuidados para higiene e cozimento dos alimentos

Carnes em geral
  • O primeiro passo é lavar com água e detergente a superfície onde a carne será manipulada.
  • Depois assar ou cozinhar a carne por, no mínimo 20 minutos, em fogo médio – 180 graus, evitando-se qualquer tipo de carne malpassada.
  • Caso a carne não seja consumida no dia, é imprescindível coloca-la na geladeira para conservação por, no máximo, dois dias.
Folhas e outros vegetais
  • Limpe a possível sujeira, despreze as folhas estragadas, lave sob água corrente folha por folha.
  • Coloque-os em solução de água sanitária conforme explicado anteriormente, enxágue e seque.
  • Consuma imediatamente ou guarde na geladeira.
  • Os vegetais que serão cozidos não necessitam ser colocados na solução de hipoclorito de sódio, somente os que serão consumidos crus.

 

Quando se trata de saúde é melhor prevenir que remediar e, com essas pequenas dicas, a sua saúde alimentar estará salva de contaminação!

Publicidade