A esterilização é um procedimento contraceptivo obtido por meio de cirurgia – vasectomia, para homens e ligação de trompa para mulheres, é um procedimento definitivo, uma solução drástica, tendo em vista que quem a realiza deve possuir a certeza de que nunca mais vai poder ter filhos.  

Existem vários tipos de procedimento para realização da esterilização, mas todos levam ao mesmo resultado – e, como dito anteriormente, nada de bebês e nada de arrependimentos, pois é um procedimento irreversível!

Publicidade

Nas Mulheres

A esterilização cirúrgica nas mulheres – chamada laqueadura de trompa, é um procedimento com alguma gravidade, já que a cirurgia é feita em hospitais, com anestesia geral e com o abdome aberto – as trompas são cortadas e os cotos amarrados com grampos, pinças ou anéis de forma que o espermatozoide não consiga alcançar o útero.

O procedimento requer um considerável tempo de recuperação, devido à característica invasiva da cirurgia.

Publicidade

Nos homens

É um procedimento mais simples, pois no mesmo dia o homem pode ser operado e retornar para casa retomando as suas atividades normais, sem a necessidade de convalescer. É denominado vasectomia e consiste na secção dos canais deferentes que se encarregam de conduzir os espermatozoides no sentido da vesícula semanal, próstata e uretra.

Vantagens

  • É irreversível – dura para sempre.
  • É extremamente eficaz.
  • Não afeta a libido.
  • Adequada para todas que desejam uma opção anticoncepcional definitiva.
  • É livre de hormônios.

Desvantagens

  • Pode causar dor, sangramento, infecção ou outras complicações como qualquer outra cirurgia.
  • Requer a assistência de profissionais especializados em saúde.

 

Enfatizando:  A grande restrição que se faz aos métodos cirúrgicos com a finalidade de evitar a concepção é a sua irreversibilidade. Quase nunca uma laqueadura ou vasectomia podem ser revertidas e, embora novas técnicas tenham aumentado as possibilidades de recuperação, são cirurgias invasivas e a reversão pode não funcionar.

 

Publicidade