O espaguete de abobrinha é um prato delicioso, fácil e prático de fazer e ideal para uma refeição leve e nutritiva.
Isso porque o vegetal é rico em propriedades nutricionais essenciais ao organismo como vitaminas A e C, potássio, fibras e proteínas.
Além disso o prato é super saboroso e apreciado – é muito difícil encontrar quem não goste.
A receita tem por base a própria abobrinha crua que é cortada com um cortador elétrico ou com fatiador de legumes comum.
Desse modo o vegetal é fatiado em tiras finas e fica com um aspecto de espaguete. Entretanto para ficar perfeito e saboroso o preparo requer alguns cuidados básicos.
Então, confira as dicas abaixo e faça já! Bora pra cozinha?!
Espaguete de Abobrinha
Tempo de Preparo: Até 20min
Serve: Até 4 porções
Ingredientes:
- 2 abobrinhas raladas no sentido do comprimento, com a casca e sem sementes
- 1 dente de alho
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Molho opcional a gosto – tomate, atum, bolonhesa ou outro de sua preferência
Modo de fazer:
- Antes de mais nada retire um pouco da umidade da abobrinha – caso contrário ele vai soltar muita água durante o cozimento.
- Para isso coloque o espaguete em uma peneira sobre a pia e misture com o sal.
- Em seguida reserve para descansar por cerca de 30 minutinhos – o sal vai remover um pouco da água.
- Posteriormente pressione a abobrinha levemente para liberar mais água – mas com cuidado para não retirar toda a água do alimento, pois pode deixar a abobrinha sem sabor.
- Depois disso coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo médio para aquecer – 180 graus.
- Em seguida coloque a abobrinha ralada, tempere com o alho, verifique o sal e deixe cozinhar por cerca de 3 a 4 minutinhos.
Dicas:
- Jamais misture o molho durante o cozimento da abobrinha, pois ela já contém muita água e o molho vai deixá-la mais úmida e estragar o prato.
- O molho deve ser misturado ao espaguete apenas no momento em que for servir.
- E mais – o espaguete de abobrinha deve ser servido imediatamente após ser preparado, pois com o tempo o prato tende a perder o sabor e a boa aparência.