O ouvido

É o órgão responsável pela captura do som através de vibrações no ar – ondas sonoras e, de acordo com os movimentos realizados pela cabeça, a recepção dessas ondas são modificadas. Além disso, o ouvido está diretamente relacionado ao equilíbrio do corpo e possui uma superfície que se prolonga até o interior – local onde se localiza a membrana do tímpano. Dentro dessa cavidade existem glândulas responsáveis por secretar a cera ou cerume.

A cera ou cerume é uma substância pastosa de coloração marrom, responsável por deter a entrada de partículas externas e insetos, protegendo as delicadas estruturas responsáveis pela audição.

Publicidade

O que é Dor de ouvido?

No pavilhão auricular quando ocorre uma inflamação surgem as dores de ouvido também denominada otite ou otalgia. Essa inflamação pode ser produzida por qualquer movimento ou contato nessa região, como acontece ao nadar, devido a entrada de água ou através de ferimentos ao limpar a orelha.

O que pode causar a dor de ouvido?

Existe uma grande variedade de causas possíveis para a dor de ouvido. Algumas vezes, a dor é causada diretamente por uma condição na própria orelha e, outras vezes, por condições que afetam regiões mais próximas ao ouvido, além de condições externas não relacionadas diretamente ao aparelho auditivo como exposição prolongada ao frio ou por pressão interna devido a um resfriado, por exemplo.

Veja as causas mais comuns:

  • Placas de cera ou objetos empurrados através do canal auditivo
  • Infecções como amigdalite e resfriados
  • Alergias ou infecções no trato respiratório
  • Instalação de fluídos dentro do canal auditivo como água ou cosméticos
  • Folículo piloso ou furúnculo infectado dentro do canal auditivo
  • Variações de pressão (Barotraumas)
  • Dermatite seborreica no canal do ouvido
  • Traumas causados por objetos pontiagudos ou cotonetes
  • Artrite da mandíbula
  • Abscesso dental

Diagnóstico de Dor de Ouvido

OtoscópioAs infecções de ouvido, geralmente ocorrem na orelha média, local em que fungos e bactérias, procedentes do nariz, conseguem chegar com mais facilidade.

Publicidade

O médico utilizará um otoscópio para analisar o ouvido. Quando há ausência de infecção o tímpano possui coloração perolada, do contrário, haverá vermelhidão e inchaço local.

 

 

Para confirmação do diagnóstico podem ser necessários outros testes

  • Timpanometria
  • Reflectometria de pulso acústico
  • Timpanocentese

Tratamento caseiro para alívio das dores de ouvido

Por ser uma dor considerada comum que pode surgir sem causa ou infecção aparente, a dor de ouvido não precisa necessariamente ser tratada com antibióticos ou qualquer outro tratamento farmacêutico.

Existem alguns remédios e procedimentos que podem ser feitos em casa para aliviar o desconforto da dor de ouvido, principalmente durante o horário noturno em que há agravamento da dor pelo aparecimento de alergias e sinusites.

Segundo indicação de otorrinolaringologistas, o remédio caseiro mais eficaz para a dor de ouvido é a realização de compressa de água quente no local da dor.  Mas é recomendável ter muita cautela com a utilização de remédios caseiros para otite, pois ao invés de aliviar a dor podem agravar o problema.

Vale ressaltar que a duração considerada ‘normal’ para a dor de ouvido é no máximo entre 2 a 3 dias. Após esse período é aconselhável realizar uma consulta com um médico especialista para avaliação de possível infecção e tratamento.

Entretanto, se juntamente com a dor surgirem outros sintomas como tonturas, dores de cabeça, febre e ou dificuldade para abrir a boca, não espere nem mais um minuto – procure um médico imediatamente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade