Doe Sangue, Doe Vida!

O sangue é um líquido de coloração vermelho com consistência viscosa cujo objetivo no corpo humano é transportar gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo através de artérias e veias. O corpo humano é composto por 5 litros de sangue – aproximadamente 8% do peso corporal de cada pessoa e irrigam o corpo numa velocidade de 2km/h,percorrendo as redes de artérias, veia e capilares, que juntos somam o equivalente a 200.000 km (5 vezes a volta ao redor do mundo).

Tipos de sangue:

tipos-de-sangue

 

  • Sangue tipo A: é um dos tipos mais comuns – possui anticorpos B e podem doar para pessoas do tipo A ou tipo AB, mas só pode receber doações de pessoas do tipo A ou O.
  • Sangue tipo B:  é um dos tipos mais raros – possui anticorpos A e podem doar para pessoas do tipo B e AB, mas apenas pode receber transfusões do tipo B ou O.
  • Sangue tipo AB: também considerado um dos tipos mais raros – possui anticorpos A e podem doar apenas para pessoas do mesmo tipo de sangue, mas pode receber sangue de todos os tipos.
  • Sangue tipo O:  classificado como doador universal, pois pode doar sangue para qualquer pessoas com qualquer tipagem sanguínea e, é um dos tipos mais comuns – possui anticorpos A e B, mas somente pode receber sangue do mesmo tipo O.

Compatibilidade sanguínea para doação de sangue:

A tabela a seguir mostra para quem se pode doar sangue e de quem se pode receber de acordo com a tipagem sanguínea de cada pessoa:

compatibilidade.jpg

Fator RH:

Além da tipagem existe ainda o fator RH que também influencia na compatibilidade sanguínea. O fator RH é um antígeno muito importante presente no sangue de algumas pessoas. A designação de RH foi uma homenagem do cientista austríaco Karl Landsteiner ao macaco Rhesus, em cuja experiência o antígeno foi identificado pela primeira vez.

A presença do antígeno no sangue é classificada como fator RH positivo e a ausência como RH negativo.

Pessoas com fator RH positivo podem receber sangue de pessoas com qualquer fator RH, mas apenas podem doar para pessoas com fator RH positivo. Já o sangue com fator RH negativo pode doar tanto para pessoas com fator RH positivo quanto negativo, no entanto só podem receber de fator RH negativo.

Condições indispensáveis para doar sangue:

requisitos para doar.jpg

Doar sangue é um processo seguro (o doador não adquire nenhuma doença pois existem regras internacionais de segurança para a coleta), o que garante o bem-estar e a saúde de quem doa – é rápido com duração de aproximadamente 30 minutos. O sangue doado pode ser utilizado de várias formas de acordo com a necessidade do receptor – podem ser aproveitados o sangue, o plasma, as plaquetas, as plaquetas e as hemoglobinas.

Além dos requisitos básicos para a doação de sangue existem também alguns requisitos que impedem a doação. Veja a lista:

 

Situações que impedem a doação de sangue Tempo limítrofe para impedimento de doação de sangue
Ingestão de Bebidas alcoólicas 12 horas
Resfriado comum, gripe, diarreia, febre ou vômitos 7 dias, após desaparecimento dos sintomas
Extração de dentes 7 dias
Parto normal 3 a 6 meses
Parto via cesárea 6 meses
Exames de endoscopia, colonoscopia ou rinoscopia Entre 4 a 6 meses, dependendo do exame
Gravidez Durante todo o período de gestação
Aborto 6 meses
Amamentação 12 meses após o parto
Realização de tatuagem, colocação de piercing ou tratamento de acupuntura ou mesoterapia 4 meses
Vacinas 1 mês
Situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DST), múltiplos parceiros sexuais ou consumo de drogas, por exemplo 12 meses
Tuberculose pulmonar 5 anos
Mudança de parceiro sexual 6 meses
Viagens para fora do país Varia entre 1 e 12 meses – depende do país para onde viajou.
Perda de peso por motivos de saúde ou por razões desconhecidas 3 meses
Herpes labial, genital ou ocular Enquanto apresentar sintomas

 

Dica: mulheres podem doar sangue a cada 4 meses e homens a cada 3 meses.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.