Cuidar Bem das Unhas… Como? A gente Conta!

Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde e o cuidado com as mãos.  Mas, para se ter unhas bonitas e bem cuidadas são necessários alguns cuidados básicos. Driblar esses problemas é bem fácil. Tudo o que você precisa é adotar alguns hábitos e investir nos produtos certos E, ainda que ocorram visitas semanais à manicure, probleminhas como unhas quebradiças, lascadas ou ressecadas podem aparecer.

E, apesar da mania que a maioria das mulheres têm de pintar as unhas o tempo todo, não há problema algum se cuidados forem observados. Segundo profissionais de saúde, a aparência das unhas é um forte indicador de como anda a sua saúde, por isso, é muito importante estar alerta.  Com os cuidados certos, você vai sentir a diferença em pouco tempo.

As principais reclamações em relação às unhas são que elas ficam ressecadas e quebradiças.

Por que as unhas se tornam quebradiças?

Se elas forem expostas frequentemente ao calor, produtos químicos, detergentes, desinfetantes, acetonas e outros produtos, elas irão ressecar e consequentemente podem lascar e quebrar. É preciso cuidar! Para se ter uma unha saudável deve-se aliar, além de uma boa alimentação, produtos específicos e hidratações que são indispensáveis para a sua saúde e boa aparência. Caso contrário, elas se tornarão suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Mas, o que você pode fazer para preservar a saúde das suas unhas?

Mantenha suas mãos e cutículas sempre hidratadas. Para isso, esfolie semanalmente e hidrate diariamente.

hidratação

Jamais retire a cutícula por completo, pois ela forma uma barreira protetora contra a ação de micro organismos patogênicos presentes na natureza.  O correto é aplicar um creme específico para amolecer as cutículas e depois empurrá-las com cuidado utilizando a ponta de uma espátula. E, somente se aventure com o alicate se tiver prática.

Antes de pintá-las, utilize sempre uma base protetora. Ela protege as unhas evitando que o esmalte fique em contato direto com elas. Além de fixar melhor o esmalte, algumas bases contêm componentes que tratam a unha, deixando-as fortes e saudáveis.

Os removedores de esmalte são os mais eficazes, além de não ressecar como a acetona, deixam a pele com aparência hidratada e brilhantes – os removedores evitam que as unhas se tornem esbranquiçadas e quebradiças.

Acabe com o mau hábito de roer unhas. Ele pode causar ferimentos e até inflamações. Se esse hábito for antigo e difícil de abandonar, invista em bases com sabor amargo – isso vai manter os seus dedos bem longe de sua boca. rsrsrs

 

Dicas: Mantenha todos os instrumentos utilizados limpos e, se possível, desinfetados. Se você for à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em outra pessoa. O ideal seria cada cliente levar o seu próprio alicate. Outra grande dica é nunca reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam a composição química, comprometendo a qualidade do produto.