O que é

É uma doença benigna, causada pelo vírus Varicelazóster, altamente contagiosa, desde a véspera do aparecimento da primeira mancha até uma semana após o surgimento da primeira vesícula, sara em duas ou três semanas e ataca principalmente crianças. A catapora é também conhecida por Varicela.

Doze dias após a penetração do vírus no organismo a doença se manifesta inicialmente através de mal-estar, dor de cabeça, febre e prostração, surgindo a seguir pequenas manchas vermelhas e arredondadas pelo corpo que se transformam em bolhas, contendo um líquido claro e transparente em seu interior.

Publicidade

Em alguns dias as bolhas se rompem e acabam se transformando em crostas escuras que se desprendem sem deixar marcas. A Catapora dura em média uma semana e pode levar a complicações como pneumonia hemorrágica. O período de incubação é de quinze dias.

Vale ressaltar que após contrair a doença a pessoa fica imune pelo resto da vida, porém o vírus permanecerá no organismo.

Causas

O contágio acontece por via respiratória, através de gotículas de saliva, tosse, pelo contato com lesões da pele ou ainda pela conjuntiva ocular que serve como porta de entrada do vírus que se multiplica na corrente sanguínea e se alastra pela pele causando vermelhidão e prurido. Também pode ocorrer disseminação durante a gestação em que a mãe contamina o feto.

Sintomas

Geralmente os primeiros sintomas surgem após o vigésimo dia do contato com o vírus. Em crianças a doença não é tão grave e os sintomas iniciais envolvem irritação e cansaço. Podem surgir ainda febre alta chegando a 39,5 de temperatura e falta de apetite, além de prurido intenso pelo corpo.

Algumas crianças apresentam poucas lesões na pele, enquanto outras em todo o corpo.  As lesões se apresentam em maior quantidade no tronco e podem aparecer também na mucosa bucal e na genitália. Em adultos a doença pode se manifestar com maior gravidade podendo provocar doenças do trato respiratória, como pneumonia.

Tratamento

O tratamento é sintomático – os medicamentos são utilizados visando tão somente o alívio dos sintomas.

  • Paracetamol para baixar a febre
  • Anti-histamínico para diminuir a coceira
  • Povidine para limpar e cicatrizar as feridas
  • Calamina para ser usado nos banhos
  • Pomada cicatrizante para eliminar as bolhas
  • Além de Aciclovir nas primeiras 24 horas

Durante o tratamento não é permitido que o paciente trabalhe ou vá à escola até que a última bolha cicatrize – medida profilática para evitar contaminar outras pessoas.

Publicidade

O tratamento para a catapora infantil é basicamente o mesmo do adulto. No entanto, anti-inflamatórios não esteroides como o Ibuprofeno ou remédios à base de aspirina devem ser evitados pois podem agravar os sintomas.

Nota:  Todo e qualquer medicamento deve ser realizado, somente, sob prescrição e supervisão médica.

Sinais de melhora

Incluem a diminuição da febre e o sumiço das bolhas que começam a secar após dois ou três dias do início do tratamento.

As cicatrizes produzidas na pele, pela catapora, podem levar até três semanas para desaparecer, mas com a administração de calamina a cicatrização pode ser acelerada.

Sinais de piora

Podem aparecer sinais como aumento da febre – acima de 39º C, náuseas e vômitos frequentes, infecção das lesões, dificuldade respiratória e ou rigidez no pescoço.

Havendo piora no quadro clínico da doença o paciente deve procurar um médico, imediatamente, para adequar o tratamento. Pode haver necessidade de internação hospitalar para administração de medicamentos injetáveis.

Dentre outras complicações podem surgir

  • Cicatrizes altas na pele – as chamadas queloides.
  • Encefalite – inflamação do encéfalo
  • Hepatite – inflamação do fígado
  • Miocardite – inflamação do miocárdio
  • Pneumonia – inflamação dos pulmões
  • Apendicite – inflamação do apêndice
  • Síndrome de Reye – alteração neurológica que pode levar ao coma. Por isso é proibido o uso de AAS ou aspirina, pois esses medicamentos podem desencadear a síndrome.

Prevenção

A principal medida preventiva para a catapora é a vacinação (a tetra viral) que deve ser aplicada em duas doses em crianças e em pessoas que nunca tiveram catapora – estão disponíveis no SUS.  Qualquer criança com idade a partir de um ano de vida deve ser vacinada, bem como adultos que não tiveram a virose.

O inverno é a época do ano mais propícia se contrair a catapora, pois a aglomeração de pessoas em ambientes fechados aumenta o risco, assim como em qualquer outra doença causada por vírus.

A vacinação é a melhor prevenção!

 

Publicidade