Características do Fluxo Menstrual

Apesar de ser algo comum e acompanhar a mulher durante longa parte da vida, a menstruação ainda é motivo de muitas dúvidas e, além da falta de informações, muitas vezes, as mulheres sofrem com cólicas e desconfortos. E, infelizmente é muito comum que as mulheres ignorem aspectos sobre este tema como a cor e a quantidade do sangramento que são indicadores importantes da saúde.

É óbvio que se a menstruação acontece regularmente, a cada 28 dias, a mulher tem o benefício de saber que seus hormônios estão em equilíbrio. No entanto, quando a menstruação acontece, mulher alguma, salvo raras exceções, observa o sangue menstrual.

A cor, assim como fluxo e o cheiro podem variar de acordo com cada fase do período menstrual – entre marrom borra de café, passando por vermelho intenso até chegar em quase vinho.

O sangue propriamente dito não tem cheiro forte. Mas, durante sua a passagem pelo canal vaginal e o contato direto com bactérias e fungos da região, o sangue começa a envelhecer e, como consequência, apresenta um cheiro característico que, para algumas pessoas, pode ser forte.

O volume também é importante e, tanto um sangramento excessivo quanto um sangramento escasso podem indicar alterações na saúde da mulher. A duração média do ciclo varia de três a oito dias, com um sangue sem muitos coágulos e com o uso de até seis absorventes por dia. Portanto é importante estar sempre alerta quanto ao aspecto do fluxo menstrual.

Se você der uma olhada rápida na cor, por exemplo, você pode descobrir algo importante sobre sua saúde.

  • Vermelho rosado

Indica o início do ciclo menstrual, no entanto, se durante os dias que dão seguimento ao ciclo a coloração permanecer rosada, pode ser sinal de gravidez ou flutuações hormonais. A indicação é consultar o seu médico.

  • Vermelho vivo

Se o sangue está vermelho vivo, então você pode assumir que está tudo bem. Depois de cinco ou seis dias deve acabar. Se durar mais, é melhor checar com seu ginecologista. Vermelho muito vivo pode ser um sinal de nível de estrogênio baixo, o que às vezes ocorre após uma dieta ou consumo excessivo de álcool.

  • Marrom-preto

Algumas mulheres acham angustiante ver um fluxo marrom-preto ao invés de sangue vivo em seu absorvente. Mas isto é normal. E, de forma geral indica um menor volume de sangue que, por ser pouco, a sua passagem pelo canal vaginal se torna mais lenta e consequentemente o sangue fica mais tempo exposto às ações decompositoras de bactérias e fungos da região. O que é normal tanto no início quanto no final do ciclo.

  • Vermelho borra-de-café

Também tem relação com o tempo em que o sangue passa dentro do canal vaginal.  As principais causas são os anticoncepcionais de baixa dosagem, o uso da pílula do dia seguinte, as alterações hormonais de origem emocional, a endometriose, lesões ou mioma ou ainda gravidez.

Qualquer dúvida converse com o seu ginecologista!

 

Um comentário sobre “Características do Fluxo Menstrual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.