Cabeça Coçando, o que Pode Ser?

A Caspa é uma doença que incomoda milhares de homens e mulheres no mundo inteiro, é também conhecida como dermatite seborreica- um processo de descamação excessiva da pele do couro cabeludo, resultado do excesso do trabalho das glândulas sebáceas e, embora não seja contagiosa, pode ser difícil de tratar.Além de causar coceiras e irritação, além de poder nos deixar nervosos, pois a caspa afeta diretamente a autoestima de homens e mulheres e, pior – pode provocar a queda de cabelos.

Causas:

Apesar de mal vista, a caspa não é necessariamente um sinal de falta de higiene. É causada por predisposição genética, mas para se manifestar, depende de outros fatores como: clima, desequilíbrio hormonal, estresse, depressão e alimentação rica em carboidratos e/ou gorduras.

A caspa se caracterizada pelo surgimento de pequenos flocos (pontos brancos) de pele morta, que se apresentam distribuídos pelo cabelo. Em casos severos a descamação do couro cabeludo pode ser tanta, que a caspa cai acumulando-se nos ombros e na camisa da pessoa.

caspa-ilustracao

A caspa pode acometer tanto homens como mulheres, entretanto, por possuírem maior número de glândulas sebáceas e hormônios, como a testosterona – responsável pelo aumento do sebo nos cabelos, os homens são mais propensos a ela que as mulheres. Mas, as mulheres não estão livres da caspa.

Sintomas:

  • Coceira intensa no couro cabeludo
  • Vermelhidão na região afetada
  • Ressecamento
  • Flocos de descamação

A caspa é contagiosa?

Não – ainda que você utilize a mesma escova ou o pente de alguém que tenha caspa, porque a caspa nada mais é que o resultado de uma descamação do couro cabeludo. No entanto, a caspa pode causar a queda de cabelos já que provoca um processo inflamatório nos folículos pilosos.

A dermatite seborreica pode acompanhar uma pessoa por muitos anos com períodos de melhora e piora.

Tratamento:

Há vários tratamentos eficazes para a caspa, mas é natural que a pessoa apresente novos episódios de descamação ao longo dos anos. Existem muitos bons shampoos para caspas no mercado

Em sua maioria os shampoos para a caspa contêm uma das seguintes substâncias:

  • Piritionato de zinco
  • Ácido salicílico
  • Sulfato de selênio
  • Alcatrão.

 

Dica: Se não houver melhora do quadro clínico, é necessário procurar ajuda de um médico dermatologista. Vale lembrar que a caspa também pode afetar outras regiões do corpo, além do couro cabeludo – como a face, as orelhas, o pescoço e as dobras da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.