O bolovo é um quitute de boteco – de origem escocesa e muito apreciado e saboroso. A receita é feita à base carne moída recheada com ovos cozidos, empanados em farinha de trigo e farinha de roca.

Entretanto existem diversas variações onde se pode empregar carne de porco, frango e até bacalhau. Portanto a versatilidade da receita agrada aos mais diversos paladares.

Publicidade

O petisco é ideal para degustar nos finais de semana com amigos e familiares ou em momentos diversos de descontração.

Além disso o salgadinho é uma ótima pedida para um almoço ou jantar rápidos. E mais, se você quiser inovar ainda pode substituir os ovos de galinha por ovos de codorna.

E então, gostou da ideia? Que tal preparar agora e impressionar a todos?  Bora pra cozinha?!

Bolovo

Tempo de Preparo:  Até 45min
Serve:  Até 5 porções

Publicidade

Ingredientes:

  • 500 g carne moída
  • Temperos a gosto
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 5 ovos
  • ½ xícara de farinha de trigo branca
  • ½ xícara de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Modo de fazer:

  1. Antes de mais nada cozinhe os ovos por cerca de 6 minutos – é muito importante respeitar o tempo de cozimento pra obter o ponto ideal da gema.
  2. Em seguida passe os ovos na água fria pra cortar o cozimento, descasque os ovos e passe na farinha de trigo e reserve.
  3. Nesse meio tempo tempere a carne moída a gosto, divida a carne em 4 partes e achate-a com as mãos.
  4. Logo depois abra cada parte deixando-a com cerca de 1 cm de espessura e envolva cada ovo com a carne.
  5. Então aperte bem para que não abram no momento da fritura e passe os bolinhos na farinha de trigo, no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca.
  6. Em seguida frite cada bolinho por aproximadamente 5 minutos, em fogo médio, para que eles não queimem e a carne não fique crua.
  7. Por fim sirva ainda quentinho, acompanhado do seu molho favorito!

 

receita bolovo

 

 

Dicas:

  1. Sugiro o seguinte tempero – misture ½ colher (chá )de cominho em pó, ½ colher (chá )de páprica picante, 1 colher (chá) de alho em pó e pimenta do reino a gosto.
  2. Confira outras receitinhas típicas de boteco para variar nos finais de semana: Bolinho de Carne, Lariquinha, Torresmo, Frango à Passarinho e outros. Bom apetite!

 

Publicidade