Berinjelas

As berinjelas são um vegetal e muito especiais para a saúde e, embora seja um prato muito popular poucas pessoas realmente conhecem os poderosos benefícios que propiciam à saúde – os especialistas em nutrição dizem que as berinjelas são as hortaliças mais leves que podemos consumir. Não contêm gorduras e possuem um teor de fibra e água tão elevados que são consideradas perfeitas para quem deseja emagrecer.

As berinjelas podem ser encontradas em vários tamanhos e diferentes cores, como verde, violeta e branco e, se caracterizam por seu sabor amargo, suave e macio. São um dos alimentos mais curativos que podemos incluir em nossa dieta, riquíssimas em fito nutrientes, e capazes de proteger nossas células de ataques dos radicais livres.

Publicidade

Possuem baixa energia – 100 gramas do seu consumo equivale a cerca de 30 calorias; contém zero de colesterol e de gorduras saturadas. As berinjelas contêm fibras, carboidratos, minerais e vitaminas como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K. Além de Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio.

300-unidades-pacote-Mix-6-tipos-de-sementes-de-berinjela-sementes-de-berinjela-em-casa-de.jpg_640x640.jpg

Tipos e Cores de Berinjelas

  • Violeta longa – a mais comum. Pode ser usada em qualquer receita.
  • Violeta de Florença – possui um ligeiro adocicado. É menor que a violeta longa. Tem coloração branca e violeta. É muito comum na China. Faz uma excelente combinação com carnes.
  • Branca – é a mais adocicada de todas. Possui a polpa delicada e absorve menos gordura durante o cozimento. É ideal para o forno.
  • Amarela – é redonda e com a polpa de coloração verde, É a mais amarga e ácida de todas.
  • A redonda – muitos a consideram a mais saborosa. Também pode ser utilizada em qualquer receita.

Tabela nutricional da berinjela:

Publicidade
Nutriente em 100 g de berinjela
Calorias 20 kcal
Proteínas 1,2 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 4,4 g
Fibra alimentar 2,9 g
Cálcio 9 mg
Magnésio 13 mg
Fósforo 20 mg
Ferro 0,2 mg
Potássio 205 mg
Zinco 0,1 mg
Vitamina B1 (Tiamina) 0,04 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,05 mg
Vitamina C 3 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos – Unicamp – 2011

Como escolher?

Verifique se a casca está lisa. A cor deve ser contínua e brilhante. O cabo deve estar verde e com as pontas coladas na casca – isso assegura o frescor. Prefira as berinjelas jovens, evite compra-las quando a casca estiver cheia de marcas e enrugada, pois estará mais amarga, farinhosa e com muitas sementes.

 

 

Publicidade

Um comentário sobre “Berinjelas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.