Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é uma doença de origem psicológica que se caracteriza pelo distúrbio da imagem – a pessoa se olha no espelho e não é capaz de ver o seu corpo como realmente é, imaginando estar sempre acima do peso. Isso gera distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade levando à procura de formas bruscas de emagrecimento que causam a alteração do hormônio Melanocortina – responsável pelo controle do apetite. Essa alteração deixa a pessoa completamente sem fome e, como consequência sérios problemas de saúde se instalam e, se não tratada, a anorexia pode ser letal.

Sintomas da doença:

  1. Peso corporal 85% abaixo do considerado normal.
  2. Prisão de ventre pela falta de fibras e proteínas na alimentação.
  3. Depressão pelo medo extremo de engordar e não ser bem aceito em sociedade.
  4. Alterações na estrutura corporal devido à perda de peso acentuada.
  5. Tendência ao suicídio.
  6. Ausência de menstruação.
  7. Ausência de apetite.
  8. Cansaço, insônia, tonturas e desmaios.
  9. Desidratação.

Tratamentos:

O grande desafio para o tratamento da anorexia se deve ao fato do portador da doença não reconhecer que está doente – pois nega veementemente não possuir distúrbios alimentares. E, infelizmente, na maioria dos casos de anorexia o tratamento somente é efetuado quando a doença já está em estado avançado e grave. O foco para o tratamento consiste no ganho de peso corporal, por parte do doente, através de hábitos alimentares padrões. Os médicos visam um ganho de 0,5 a 1,4kg de peso. No entanto, inserir uma dieta normal a um anorexo é uma dos tratamentos mais difíceis e requer um grande empenho por parte de médicos e familiares. Em geral além de um médico e nutricionista, o paciente com anorexia requer muitos outros tipos de tratamento com psicólogos e até fisioterapeutas.

O motivo exato para o quadro de anorexia ainda é desconhecido. Acredita-se que fatores biológicos, ambientais e psicológicos sejam causas determinantes para o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.