Alimentos Importantes

Alimento é tudo aquilo que os seres vivos comem e bebem para a sua subsistência – é cada uma das substâncias sólidas ou líquidas que nutrem os seres humanos, as plantas ou os animais. 

Alguns alimentos possuem um sabor delicioso e, alguns não são tão agradáveis ao paladar, mas são extremamente importantes para a perfeita manutenção do organismo. Por isso, independentemente do sabor, existem alguns alimentos indispensáveis para a saúde e, se você os consumir, com certeza o seu corpo agradecerá.

É muito importante ter uma dieta equilibrada que inclua todos os nutrientes necessários. Mas com tantos lançamentos no mercado acabamos sem saber o que realmente é bom para a nossa saúde e nos sentimos meio que perdidos diante de tantas propagandas que prometem mundos e fundo se consumirmos tal alimento.

Uma boa alimentação de forma equilibrada está diretamente relacionada ao fortalecimento das defesas de nosso corpo. Por isso, alguns tipos de alimentos são indispensáveis no quesito benefícios para a saúde:

Os probióticos:

iogurteSão responsáveis pelo equilíbrio bacteriano intestinal – controlam o colesterol e ajudam no sistema digestivo, além de prevenir  alguns tipos de câncer.

São encontrados nos iogurtes e leites.

 

As fibras:

oleo-de-amendoas-pele-bonita.jpgResponsáveis pela regulação do intestino. Auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL).

São encontrados em pães e cereais integrais, nozes e farelos.

 

 

Os peixes:

peixeContribuem para a diminuição de problemas cardiovasculares. São ricos em proteínas e Ômega 3, cálcio, sódio, magnésio, ferro selênio, cobalto, iodo, flúor além das vitaminas A, B e D.

São encontrados nos peixes em geral.

 

Mas nem sempre uma alimentação variada é suficiente para suprir as necessidades de nutrientes que o nosso corpo necessita, isso acontece porque algumas particularidades podem influenciar na absorção desses componentes, como a idade, algumas doenças gastrointestinais além dos antinutricionais presentes nos próprios alimentos, principalmente os de origem vegetal.

Temos como exemplo de antinutrientes os fitatos, polifenóis e oxalatos:

Os fitatos se ligam aos minerais essenciais como o magnésio, ferro, cãlcio e zinco, diminuindo a sua biodisponibilidade, e são mais encontrados em sementes de cereais, legumes e nas oleaginosas.

Os taninos são polifenóis presentes no café, chás e vinho e interferem em até 70% na absorção de ferro.

E, por fim, os oxalatos que interferem diretamente na absorção do cálcio e também do ferro. Eles são encontrados em quase todos vegetais folhosos de coloração verde escura, na beterraba, no cacau e na batata doce.

Sabemos que absolutamente nada substitui uma refeição completa. No entanto, devido a alguns fatores como os citados anteriormente, vale à pena recorrer a suplementação alimentar. Logo, se existe suspeita de uma alimentação ineficaz, é necessário procurar um médico para indicar o melhor tratamento e prescrever alguns suplementos de acordo com a necessidade apresentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.