Algumas pessoas adoram cuidar da pele e gastam quase o impossível para manter uma aparência jovem e saudável. E, todas essas pessoas, com certeza, são sabedoras de que o colágeno é o segredo para manter a pele sempre jovem, bonita e macia.
Mas o que muita gente não sabe é que o colágeno não é encontrado apenas em produtos industrializados como nos cosméticos e cápsulas. Alguns alimentos que fazem parte de nosso cotidiano são riquíssimos em colágeno e também em nutrientes responsáveis por oferecer firmeza à pele, renovar as células mortas e fornecer elasticidade a ela.
O colágeno também é o maior elemento responsável pela saúde dos cabelos e unhas, ajudando a manter as células e tecidos juntos, além de proteger a pele da absorção e propagação de substâncias danosas como toxinas, microrganismos e células cancerígenas.
Alguns alimentos são responsáveis pela produção de colágeno e ajudam a obter a tão sonhada pele macia como bumbum de bebê! Isso, porque o colágeno é a varinha mágica no combate à flacidez, à fragilidade das unhas e à queda dos cabelos.
Mas, antes de conhecermos os alimentos ricos em colágeno, precisamos saber que de nada adianta ingerirmos a substância através dos alimentos se concomitantemente não consumirmos os alimentos que estimulam a sua produção.
As vitaminas E e C, o selênio, o enxofre, o cobre, o zinco e o silício auxiliam a produção de colágeno pelo organismo e a vitamina A auxilia no reparo ao colágeno que já sofreu danos.
A partir dos 35 anos de idade a produção de colágeno pelo organismo diminui e o resultado é cabelo desvitalizado, flacidez e rugas na pele, rigidez nos tendões e ligamentos fazendo com que as articulações se tornem rígidas.
Mas não é o fim, a boa notícia é que é possível abastecer o corpo através de uma alimentação saudável com colágeno ao interagir com fontes da substância na alimentação.

- Gelatina
É uma sobremesa rica em aminoácidos, proteínas que auxiliam na síntese para a obtenção do colágeno, além de ser uma sobremesa deliciosa e com pouquíssimas calorias para quem está realizando uma dieta. Se consumida frequentemente, é uma poderosa aliada no combate aos altos níveis de colesterol, triglicérides e no controle à diabete. É portanto um dos alimentos mais benéficos à saúde.
- Uva
A uva e os derivados como suco também são responsáveis pelos benefícios para a saúde da cútis. É um excelente alimento além de ótimo antioxidante. Auxilia no combate ao diabete tipo 2, tem ação anti-inflamatória, protege o sistema cardiovascular e previne o câncer.
- Tomate
É um alimento rico em licopeno, uma substância que auxilia no combate os radicais livres. Protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares.
- Cenoura
Rico em betacaroteno substância que ajuda a proteger a pele contra agentes externos. Além de ser digestiva e diurética, ajuda a regular o ciclo menstrual e combate a anemia.
- Água de coco
A água de coco é rica em potássio e um importante alimento aliado à saúde da pele, uma vez que garante hidratação necessária além de ser muito saborosa.
- Castanha-do-pará
Rica em selênio, este alimento também possui função antioxidante, que ajuda na redução auxiliando na diminuição dos processos inflamatórios do organismo.
- Ovo
Rico em proteína, assim como outros alimentos de origem animal, os ovos estimulam a produção de colágeno. Isso atua diretamente contra a flacidez da pele e auxilia no enrijecimento muscular.
- Leguminosas e folhas escuras
São ótimas fontes de ácido fólico – nutriente responsável pela formação de proteínas no corpo e, obviamente, de colágeno. Logo, comer salada de hortaliças com certeza trazem saúde à pele.
- Frutas ácidas
São fontes de vitamina C e, para quem não sabe, a vitamina C auxilia na síntese de colágeno. Por isso, se você realmente quer ter um pele lisinha como a de um bebê, coma frutas como o abacaxi, a laranja, o limão, a tangerina etc. Além disso, essas frutas também são fontes de flavonoides, que possuem ação antioxidante e atuam contra o envelhecimento precoce, fortalecendo as células e deixando a pele mais jovem e radiante.
- Carnes e derivados animais
São fontes de vitaminas do complexo B e proteínas – o consumo frequente de carnes e outros derivados de origem animal como o leite, também estimulam a produção de colágeno pelo corpo.
Dica: Não esqueça de dar ao seu corpo o cuidado que ele merece – isso refletirá em suas pele, cabelos e unhas e vai fazer você se sentir mais bonita ano após ano!