Alimentação Equilibrada

Atualmente o quesito saúde deixou de ser apenas a preocupação com as doenças adquiridas e tornou-se assunto de interesse geral em como não ter doenças. Isso significa que ultimamente se está mais preocupado com o preventivo que com o curativo.

Pensando assim as pessoas estão focando na alimentação. Dessa forma percebemos que o dito popular que diz “você é o que você come” deve ser mudado para “você é o reflexo da quantidade e da diversidade do que você come” – isso, realmente, não falha!

Publicidade

Ao se escolher algo para comer é necessário entender que todos os alimentos possuem nutrientes responsáveis por desempenhar um determinado papel no organismo.  Se o corpo recebe muita energia em forma de açúcares e massas o nível de glicose será alterado, podendo-se apresentar uma hiperglicemia. Se, por outro lado, recebe pouca energia pode-se apresentar hipoglicemia.

Publicidade

Isso também vale para as gorduras e os demais nutrientes. Quando se abstém totalmente de gorduras, o corpo pode apresentar um quadro de hipocolesterolemia e, quando se tem muita, hipercolesterolemia. Outro exemplo é o potássio – em doses baixas hipocalemia, em doses altas hipercalemia e por aí vai…

É importantíssimo que se tenha equilíbrio – comer pouco é prejudicial assim como comer em demasia também o é!  Comer um pouco de tudo é, portanto, o segredo para se obter uma vida saudável, pois se o corpo recebe nutrientes de forma balanceada irá trabalhar de forma equilibrada também!

A escolha dos alimentos deve levar em consideração a quantidade e a diversidade do que se irá comer. Esses fatores estão diretamente relacionados à qualidade de vida e, consequentemente, à saúde de forma geral.

Uma boa alimentação é, portanto, uma alimentação balanceada – sem excessos ou escassezes e deve estar presente em todas as etapas da vida, por esse motivo é fundamental que se adquira um olhar mais cuidadoso com os nutrientes que são ingeridos diariamente.  Fique esperto!

 

 

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.