Os Chás e seus Benefícios são resultantes tão somente de uma água quentinha e um pouquinho de ervas – e está prontinho, para beber a qualquer hora e aquecer nos dias mais frios!
Além disso, oferece uma deliciosa sensação de aconchego e traz vários benefícios à saúde do corpo e da mente, pois propicia um bem-estar incrível!
A erva ideal
A fim de se aproveitar ao máximo as propriedades terapêuticas dos chás e obter os seus benefícios, são necessários alguns requisitos.
Dentre eles podemos citar:
Para que os chás e seus benefícios se tornem eficientes jamais compre ervas a granel. Aliás, fique de olho na embalagem – caso contrário, há risco de se levar para casa espécies contaminadas ou velhas.
Portanto, dê preferência aos produtos com certificados de qualidade. As embalagens, certamente, devem ser fechadas a vácuo e exibir o nome científico da planta, a procedência e a data de validade, caso contrário, não compre!
Os Chás e seus Benefícios
Propriedades
Antivirais
Alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco.
- Benefícios – Têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, além de fortalecer o sistema imunológico.
- Algumas plantas, como o gengibre, são ainda mais potentes: agem impedindo o acesso dos vírus às células de nosso corpo e consequentemente as doenças – principalmente gripes e resfriados, tão comuns na época do inverno.
- Receita – Misture limão, gengibre e alho
- Beba – 1 xícara (chá) três vezes ao dia.
- Contraindicações – Grávidas, lactantes, pessoas que sofrem de gastrite e pressão baixa.
Digestivos
Cáscara sagrada, boldo-do-chile, camomila, espinheira-santa, carqueja e hortelã-pimenta.
- Benefícios – Promovem o relaxamento da musculatura do trato gastrointestinal, reduzindo tanto as cólicas quanto o acúmulo de gases no estômago e intestinos, além de facilitar o processo de digestão.
- Receita – Reúna boldo, hortelã-pimenta, carqueja e camomila.
- Beba – 1 xícara de chá meia hora após as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar.
- Contraindicações – Grávidas e lactantes.
Diuréticos
Quebra-pedra, chapéu-de-couro, cavalinha, cana-do-brejo, bardana e dente-de-leão.
- Benefícios – Estimulam o bom funcionamento dos rins e, portanto, a eliminação da urina. Assim auxiliam na reabsorção de sódio e de água, atuando no processo de desintoxicação e no tratamento das infecções das vias urinárias.
- Receita – Misture cavalinha, cana-do-brejo, chapéu-de-couro e quebra-pedra.
- Beba – Três xícaras (chá) por dia (de manhã, à tarde e à noite).
- Contraindicações – Grávidas e pessoas com hipotensão arterial, insuficiência renal e cardíaca também não devem fazer uso desse tipo de chá.
Termogênicos
Canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde e laranja-amarga.
- Benefícios – Potencializam a termogênese – processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia. Aceleram o metabolismo e aumentam a queima de calorias, por isso o consumo é recomendado para quem segue dietas de emagrecimento e pratica exercícios físicos.
- Receita – Combine canela, gengibre, cravo e chá verde.
- Beba – 1 xícara (chá) de duas a quatro vezes ao dia.
- Contraindicações– Grávidas e cardíacos.
Para dar um toque especial e incrementar ainda mais o sabor do seu chá, confira formas de deixá-lo ainda mais gostoso, conhecendo os benefícios e a variedade de sabores das ervas – aproveite!
Proteja o chá da umidade e ele ficará perfeito!
Por isso, quando for armazenar as ervas do chá, procure um lugar apropriado livre da umidade, de preferência um lugar fechado e seco e mantenha as ervas armazenadas em saquinhos e, se possível, em uma lata.
Ao mesmo tempo manha-as longe de outros ingredientes a fim de evitar a mistura de sabores e odores.
Portanto, não perca tempo, inclua o chá na sua rotina e você verá o quão maravilhoso ele é, tanto para sua saúde quanto para o seu paladar!
Perfeito!