O açúcar baunilhado caseiro é um tipo de ingrediente curinga, de valor alto e, também um pouco difícil de encontrar, entretanto é possível preparar em casa, sem dificuldades.

Para isso são necessários apenas dois ingredientes – a fava de baunilha e um açúcar de sua preferência.

Publicidade

Além disso é uma ótima alternativa para reaproveitar a fava de baunilha depois de retirar as sementes e evitar desperdícios.

Ademais você pode utilizar o açúcar em bolos, cremes, sorvetes, cupcakes, mousses, sorvetes e em muitas outras sobremesas.

E mais você também pode usar o açúcar para adoçar um suco ou cafezinho e deixá-los ainda mais saborosos!

Portanto é uma receita ‘ingrediente’ que não pode faltar!  Vale muito à pena conferir o passo a passo! E então, bora pra cozinha?

Açúcar Baunilhado Caseiro

Tempo de Preparo:  Até 1h20min
Serve:  Até 150 gramas

Publicidade

Ingredientes:

  • 15 g de fava de baunilha seca
  • 150 g de açúcar de sua preferência

Modo de fazer:

  1. Antes de mais nada lave a fava de baunilha em água corrente e coloque-a ao lado de seu fogão por cerca de 2 ou 3 dias ou até uma semana para secar.
  2. Posteriormente ponha o açúcar em um vidro higienizado e seco.
  3. Em seguida abra as favas no sentido do comprimento, raspe as sementes e acrescente-as ao açúcar.
  4. Então corte as cascas em 3 pedaços e coloque-as no meio do açúcar também.
  5. Logo depois tampe o pote e deixe descansar, por no mínimo, dois meses em um lugar escuro para que o açúcar absorva toda a umidade das favas até ficarem bem sequinhas.
  6. Logo que secar peneire o açúcar para separar as cascas das favas e processe, no liquidificador, até que a mistura vire um pó bem fininho.
  7. Por fim peneire e guarde em um pote hermeticamente fechado para utilizar em preparos como massas de bolo, tortas, biscoitos, cupcakes e até para adoçar algum líquido como sucos, chá ou café.

 

 

Dicas:

  1. Para cada parte de baunilha seca use 10 partes de açúcar.
  2. Se não quiser um açúcar muito fino, não processe no liquidificador, apenas pulse o suficiente apenas para que as cascas da fava fiquem menores.
  3. Confira outras receitas de açúcar muito apreciadas em confeitaria para utilizar em seus preparos:  Açúcar de Confeiteiro e Açúcar Impalpável!
Publicidade