A Ameixa Vermelha e a Saúde

Os benefícios da ameixa vermelha são maiores do que as pessoas têm conhecimento. Geralmente a ameixa é conhecida apenas pelas propriedades laxativas, mas ela possui uma grande variedade de nutrientes além de apresentar baixa quantidade calórica, quase não possuir gorduras e colesterol zero.

É rica em vitaminas do complexo B além de vitaminas A, C e K. Possui fibras solúveis e insolúveis, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Apresenta também fito nutrientes com alto poder antioxidante.

Publicidade
Tabela nutricional da Ameixa Vermelha % VD (*)
Calorias (valor energético) 8,64 kcal 0,43 %
Pontos* 0
Carboidratos 2,16 g 0,72 %
Proteínas 0 g 0 %
Gorduras totais 0,1 g 0,18 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 0,16 g 0,64 %
Sódio 0 mg 0 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

A ameixa é uma ótima fonte de fibras e também contém o ‘sorbitol’ e a ‘isatina’. Todos estes componentes trabalham juntos para manter o nosso sistema digestivo funcionando bem. Em suma, o nosso movimento intestinal é facilitado e nossa saúde digestiva é impulsionada significativamente com a ajuda da ameixa vermelha.

Publicidade

Por ser rica em potássio, um mineral essencial que em conjunto com o sódio participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos, combate as câimbras e fadiga muscular.  Logo, a ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular. E, não para por aí: é um forte auxiliar na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contração muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

De forma geral, os benefícios da ameixa para a saúde se resumem basicamente em:

  • Fornecer proteção ao nosso corpo contra os radicais livres derivados do oxigênio destrutivo e espécies reativas de oxigênio.
  • Agir como um poderoso antioxidante.
  • Proporcionar um sistema imunológico mais fortes.
  • Auxiliar na produção de glóbulos vermelhos em nossa corrente sanguínea. Tornar os nossos ossos mais fortes.
  • Proporcionar olhos saudáveis e uma visão nítida.
  • Reduzir as chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

 

Dica:  As ameixas devem ser preferencialmente consumidas com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta. Então, se você ainda não utiliza a ameixa em sua dieta já está na hora de começar!

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.